A  |  A+ |  A-
Áquilas Nogueira Mendes

2015 – Atual

Saúde, Estado e Capitalismo Contemporâneo

Descrição: A presente pesquisa se desenvolve a partir das reflexões contínuas e estudos acerca da relação entre capitalismo, estado e saúde. A materialização desse projeto de pesquisa ocorre por meio do Grupo de Pesquisa ?Saúde, Estado e Capitalismo Contemporâneo?, da Faculdade de Saúde Pública da USP, registrado no CNPQ. O grupo tem como objetivo analisar os principais elementos para a compreensão da dinâmica e da crise do capitalismo contemporâneo, com destaque para a dominância financeira e sua crise, relacionando como esse contexto interagiu com a trajetória brasileira e a vem constrangendo, principalmente, quanto à ação do Estado. Observa-se que este contexto vem dificultando a aplicação da plena universalidade da saúde pública e impondo desafios importantes ao campo da economia política da saúde. São produzidas investigações no campo da economia política da saúde pública, com base em algumas linhas de pesquisa, que se articulam entre si, a saber: 1) Dinâmica do capitalismo e o Estado, com destaque à crise capitalista e a financeirização do capital; 2) Fundo Público, as políticas sociais e a saúde, abrangendo o papel da dívida pública, o financiamento e as renúncias fiscais; 3) Mercantilização e privatização da saúde, incluindo os temas do papel do capital estrangeiro e as relações público-privado; 4) Trabalho e Saúde no Capitalismo contemporâneo, com ênfase às modificações nas relações de trabalho na área da saúde e no SUS. Participam do Grupo de Pesquisa três instituições parceiras nacionais, sob a coordenação de professores e pesquisadores do Grupo: 1) Universidade Federal de São Paulo ? Unifesp, Campus Baixada Santista, profa. Dra. Virginia Junqueira; 2) Escola de Enfermagem da USP, profa. Dra. Célia Maria Sivalli Campos; 3) Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Faculdade de Odontologia, prof. Dr. Leonardo Carnut. Também integra como instituição parceira internacional The International Health and Political Economy of Health Research Group, Queen Mary, University of London, com a participação dos professores Elias Kondilis e Jonathan Fillipon. Participam também os alunos da pós-graduação e graduação em Saúde Pública, em especial da Faculdade de Saúde Pública da USP e também de alunos de outros cursos da USP e de demais faculdades. O Grupo realiza reuniões semanais com discussões sobre o estudo da crítica à economia política, por meio da leitura sistemática de O Capital de Karl Marx, com destaque para os Livros I, II e III. Também são discutidos textos que tratam da relação Estado e Capital. Trata-se de um grupo que contempla a participação de cerca de 15 pesquisadores (alunos e professores).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Áquilas Nogueira Mendes – Coordenador / Virginia Junqueira – Integrante / Ligia Duarte – Integrante / Mariana Jansen Ferreira – Integrante / Helton Saragor de Souza – Integrante / Rogerio Vincent Perito – Integrante / José Alexandre Busso Weiller – Integrante / Julia Amorim – Integrante / Sonia Pinto – Integrante / Francisco Mogadouro da Cunha – Integrante / Douglas Donizete Cardoso – Integrante / Felipe Galvão Machado – Integrante / Célia Maria Sivalli Campos – Integrante / Jair de Abreu Leme Junior – Integrante / Leonardo Carnut – Integrante / Jonas Sona de Miranda Pires – Integrante / Iara Oliveira – Integrante.

2014 – Atual

Reflexões sobre o pensamento social em saúde. Um estudo teórico acerca da produção da Saúde Coletiva

Descrição: Pesquisa. No Brasil, as décadas de 1970 e 1980 foram marcadas pelo desenvolvimento de um pensamento em saúde que subsidiou o debate sobre a produção social da saúde-doença e o direito à saúde como conquista democrática. Esse pensamento (des)construiu o passado, ancorado em referenciais teóricos que o conectavam ao contexto socioeconômico, político-ideológico e das tradições culturais e intelectuais de sua época. Retomar essas origens pode contribuir para com o esclarecimento desse processo e abrir perspectivas críticas para o futuro. Este projeto propõe desenvolver um estudo de natureza teórica sobre o pensamento social no campo da Saúde Coletiva, anos 1970 e 1980, visando compreender suas matrizes teórico-discursivas e problematizá-las no contexto das transformações sociais contemporâneas. Como parte deste Projeto, oriento duas Iniciações Científicas na temática específica acerca do “Pensamento Econômico e Social em Saúde, Programa Unificado de bolsas de Estudos, subvencionado pelo CNPq (Processo n. 455461/2014-7, tendo como bolsistas os alunos da Graduação de Saúde Pública: Lucas da Silva Pires e Priscila Xavier Luz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Áquilas Nogueira Mendes – Integrante / Aure Maria Zollner Ianni – Coordenador / Maria Cristina da Costa Marques – Integrante / Thiago Henrique dos Santos Silva – Integrante / Ricardo de Lima Jurca – Integrante / Rubia de Araujo Ramos – Integrante / Mariana Jansen Ferreira – Integrante / Lucas da Silva Pires – Integrante / Priscila Xavier Luz – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2013 – Atual

Estudo sobre Metodologia e Critérios de Rateio dos Recursos do SUS com base na Lei 141/2012

Descrição: Investiga e constrói metodologia para critérios de rateio dos Recursos do SUS, conforme a Lei 141/2012, orientando o Grupo de Trabalho da Comissão Intergestores Tripartite do SUS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Áquilas Nogueira Mendes – Coordenador / Marcel Guedes Leite – Integrante.