A  |  A+ |  A-
Aurea Maria Zollner Ianni

2016 – Atual

Individualização no contexto das mudanças contemporâneas: desafios para a Saúde Pública/Coletiva no Brasil

Descrição: A Saúde Pública/Coletiva, no Brasil, é campo de ação social, pensamento científico e prática política, e se desenvolve em intenso diálogo com as relações indivíduo-sociedade. Na primeira modernidade, essas relações se constituíram e desenvolveram sob diferentes formas, estruturas e dinâmicas institucionais que permanecem remanescentes até os dias de hoje. Entretanto, considerado o atual contexto de reflexividade da modernidade e de individualização radicalizada, esse processo se modifica significativamente, impactando todas as dimensões da produção social da saúde. Este projeto objetiva aprofundar o conhecimento empírico e teórico sobre o processo de individualização no contexto contemporâneo em sua relação com o campo das práticas, ações e políticas da Saúde Pública/Coletiva no Brasil. Está estruturado em subprojetos – de diferentes recortes empíricos e metodológicos sobre o tema da individualização e a saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .

Integrantes: Aurea Maria Zöllner Ianni – Coordenador / Thiago Marques Leão – Integrante / Maria Izabel Sanches Costa – Integrante / Ricardo de Lima Jurca – Integrante / Rubia de Araujo Ramos – Integrante / Denise Eugenia Pereira Coelho – Integrante / Roberto Rubem da Silva Brandão – Integrante / André Luzzi de Campos – Integrante / Lúcia Dias da Silva Guerra – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

 

2014 – 2018

Reflexões sobre o pensamento social em saúde: um estudo teórico acerca da produção da Saúde Coletiva

Descrição: No Brasil, as décadas de 1970 e 1980 foram marcadas pelo desenvolvimento de um pensamento em saúde que subsidiou o debate sobre a produção social da saúde-doença e o direito à saúde como conquista democrática. Esse pensamento (des)construiu o passado, ancorado em referenciais teóricos que o conectavam ao contexto socioeconômico, político-ideológico e das tradições culturais e intelectuais de sua época. Retomar essas origens pode contribuir para com o esclarecimento desse processo e abrir perspectivas críticas para o futuro. Este projeto propõe desenvolver um estudo de natureza teórica sobre o pensamento social no campo da Saúde Coletiva, anos 1970 e 1980, visando compreender suas matrizes teórico-discursivas e problematizá-las no contexto das transformações sociais contemporâneas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Aurea Maria Zöllner Ianni – Coordenador / Áquilas Nogueira Mendes – Integrante / Maria Cristina da Costa Marques – Integrante / Thiago Henrique dos Santos Silva – Integrante / Ricardo de Lima Jurca – Integrante / Rubia de Araujo Ramos – Integrante / Lucas Pereira de Melo – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.