A  |  A+ |  A-
Cláudia Maria Bógus

2014 – Atual

Horta na FSP-USP: Educação e Sustentabilidade

Descrição: A implementação de uma horta permite o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. E ainda contribui para o desenvolvimento lógico e crítico na formação da realidade social em busca de alternativa sustentável a partir do diálogo em atividades desenvolvidas, com vistas à promoção de práticas saudáveis e ecológicas. Este projeto tem por objetivo implementar uma horta para a produção de hortaliças e ervas nas dependências da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), envolvendo diversos atores sociais da comunidade universitária, permeando as dimensões social, cultural e ambiental da universidade. Fazem parte das etapas do desenvolvimento do projeto: i) sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica; ii) capacitação técnica; iii) implementação e manutenção da horta; iv) educação ambiental através de atividades práticas e; v) trabalhos interdisciplinares envolvendo a comunidade acadêmica para divulgar conceitos de educação nutricional e ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Cláudia Maria Bógus – Coordenador / Helena Akemi Wada Watanabe – Integrante / Silvana Maria Ribeiro – Integrante / Mariana Tarricone Garcia – Integrante / Jessica Vaz Franco – Integrante / Flávia Negri – Integrante / Iara da Rocha Louzada – Integrante / Ana Carolina Lujza de Moura Prager – Integrante / Jaqueline Dourado Lins – Integrante / Inamara Santos Viana – Integrante / Rafael Dadão – Integrante / Steffany Lima – Integrante / Karina Guimarães de Angelis – Integrante / Jaciely Gabriela Melo da Silva – Integrante / Giovanna Maurelli – Integrante / Ana Maria Bertolini – Integrante.

 

2014 – Atual

Comparação de modelos de Educação Alimentar e Nutricional em grupo na Atenção Básica na perspectiva da autonomia em saúde

Descrição: Enunciado do problema: A promoção da autonomia em saúde por meio das ações educativas tem sido apresentada como uma estratégia de enfrentamento aos novos desafios da saúde pública, especialmente para a Atenção Básica. A promoção da autonomia em saúde parte de um encontro entre usuário e profissional da saúde, no qual se contemple uma comunicação e uma negociação de saberes e experiências. Uma tecnologia de cuidado nessa direção é a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), especialmente quando aplicada em grupo. Objetivo: Analisar comparativamente modelos educativos para a prática de EAN em grupo, no contexto de São Paulo na perspectiva da autonomia em saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa avaliativa composta por avaliação formativa e somativa. Para o estudo nomeiam-se três etapas: (1) elaboração do novo modelo de EAN em grupo, (2) análise comparativa do modelo proposto com um controle e (3) proposição de indicadores de autonomia em saúde. O estudo será realizado no Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição, sendo a coleta de dados durante o desenvolvimento dos grupos por meio de observação, com uso de áudio e vídeo. O grupo B incluirá a qualificação do coordenador e a avaliação formativa. Ao final dos encontros dos dois grupos, serão realizadas entrevistas com os participantes para a compreensão da análise somativa através da comparação desses. Para estas análises se utilizará da técnica Análise de Discurso, por meio da qual se identificarão os indicadores de autonomia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Cláudia Maria Bógus – Integrante / Viviane Laudelino Vieira – Coordenador / Kellem Regina Rosendo Vincha – Integrante / Samantha Caesar Andrade – Integrante / Bruna Zillesg Borges dos Santos – Integrante.