A  |  A+ |  A-
Maria Cristina da Costa Marques

2014 – Atual

Reflexões sobre o pensamento social em saúde. Um estudo teórico acerca da produção da Saúde Coletiva

Descrição: No Brasil, as décadas de 1970 e 1980 foram marcadas pelo desenvolvimento de um pensamento em saúde que subsidiou o debate sobre a produção social da saúde-doença e o direito à saúde como conquista democrática. Esse pensamento (des)construiu o passado, ancorado em referenciais teóricos que o conectavam ao contexto socioeconômico, político-ideológico e das tradições culturais e intelectuais de sua época. Retomar essas origens pode contribuir para com o esclarecimento desse processo e abrir perspectivas críticas para o futuro. Este projeto propõe desenvolver um estudo de natureza teórica sobre o pensamento social no campo da Saúde Coletiva, anos 1970 e 1980, visando compreender suas matrizes teórico-discursivas e problematizá-las no contexto das transformações sociais contemporâneas…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Cristina da Costa Marques – Integrante / Áquilas Nogueira Mendes – Integrante / Aurea Maria Zollner Ianni – Coordenador / Thiago Henrique dos Santos Silva – – Integrante / Ricardo de Lima Jurca – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2015 – Atual

Aprender com Cultura e Extensão – Edital 2015 – FSP -USP Saúde Pública – aprendendo com a História

Descrição: O Objetivo do projeto é fomentar ações de cultura e extensão no campo da história da Saúde Pública de São Paulo, por meio de participação dos discentes em atividades que possam interagir com a pesquisa e formação de profissionais com reflexão crítica. A proposta do projeto está pautada no intercâmbio cultural e de extensão com o Núcleo de Documentação do Instituto Butantã/IB ? SES de São Paulo, que atua na coordenação do Arquivo do Museu Emílio Ribas. O referido arquivo tem um conjunto de fundos documentais, formado a partir da consolidação das instituições de saúde pública do estado nos últimos 120 anos, que podem apoiar a reflexão discente sobre a formação do campo da saúde coletiva em diferentes períodos da história no estado de São Paulo. Assim, durante o período do projeto, em parceria com o Núcleo de Documentação ? IB e com orientação docente, pretende-se que o discente: a)conheça a documentação sobre história da saúde pública, principalmente os fundos que dizem respeito às ações e questões relevantes à consolidação do campo no Estado de São Paulo, b) articule de forma reflexiva e de investigação as informações com o conteúdo de sua formação em saúde pública, c) participe de ações culturais referentes ao arquivo junto à comunidade e instituições de ensino e d) compreenda a importância social-histórica e cultural do campo em que atuará como futuro profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maria Cristina da Costa Marques – Coordenador / Suzana César Gouveia Fernandes – Integrante.

 

2014 – Atual

Laboratório Interdisciplinar de Proteção à Saúde e Vigilâncias – LIPVS

Descrição: Extensão do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Desenvolve atividades como seminários, oficinas e grupos de estudo com a participação de docentes, discentes e técnicos de políticas públicas no campo das vigilâncias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Cristina da Costa Marques – Coordenador / Ana Maria Figueiredo – Integrante / Dalma da Silveira – Integrante / Aurea Maria Zollner Ianni – Integrante / Luiz Antonio Quitério – Integrante / Nicolina Lieber – Integrante / Rodrigo Romão – Integrante.