A  |  A+ |  A-
Carmen Simone Grilo Diniz

2016 – Atual

Estratégias para a incorporação de inovações na assistência ao parto e ao recém-nascido: intervenção piloto no SUS da Iniciativa Hospital Amigo da Mulher e da Criança (IHAMC)

Descrição: Resumo: Introdução: Nos últimos anos, muitas inovações têm sido propostas na saúde perinatal, para torná-la mais segura, baseada em evidências e menos agressiva. Mesmo com a existência de políticas públicas e da pressão de movimentos de usuárias, a incorporação dessas inovações tem sido lenta, com impactos negativos nas mães e na primeiríssima infância (abuso de cesáreas, nascimentos pré-termo, amamentação). Para lidar com estes problemas, entidades internacionais lançaram em 2015 a Iniciativa Hospital Amigo da Mãe e da Criança (IHAMC). Objetivos: Desenvolver e avaliar projeto piloto de implementação da IHAMC, em duas maternidades-escola do SUS, em São Paulo e em Ribeirão Preto. Metodologia. Desenho quase-experimental, do tipo antes e depois, com métodos mistos. Inicialmente, será desenvolvida uma etapa qualitativa (observação de serviços, entrevistas e grupos focais), para estudar como profissionais e gestores percebem abusos na assistência, e sua relação com as precariedades das condições de trabalho e da formação. Serão colhidos dados de prontuários e entrevistas com puérperas para uma linha de base sobre indicadores da IHAMC; em seguida, intervenção de implementação, incluindo (1) atualização para gestores e profissionais sobre evidências e direitos; (2) treinamento em serviço, com simulação de situações do cotidiano, referente às rotinas técnicas e relacionais. Será estimulada a criação e dinamização dos Fóruns Perinatais, de apoio à gestão. A avaliação da mudança dos indicadores será feita comparando suas frequências antes, e nos 12 meses depois da intervenção, mensalmente, para avaliar sua sustentabilidade. Desenvolveremos material educativo para a acreditação na IHAMC, em colaboração com a Biblioteca de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial de Saúde (The WHO Reproductive Health Library – RHL).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3).

Integrantes: Carmen Simone Grilo Diniz – Coordenador / Silva, Flora Maria Barbosa da – Integrante / Heloisa De Oliveira Salgado – Integrante / NIY, DENISE YOSHIE – Integrante / ALBUQUERQUE CARVALHO, PRISCILA CAVALCANTI – Integrante / CABRAL, CRISTIANE DA SILVA – Integrante / João Paulo Dias de Souza – Integrante / Elaine Christine Dantas Moisés – Integrante / Caio Antônio de Campos Prado – Integrante / Bruna Dias Alonso – Integrante / Halana Faria de Aguiar Andrezzo – Integrante / Ana Carolina Arruda Franzon – Integrante / Beatriz Trentini dos Santos Fioretti – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.