A  |  A+ |  A-
Claudia Roberta de Castro Moreno

2016 – Atual

Saúde, alimentação e estilo de vida de seringueiros e trabalhadores diurnos e noturnos que vivem em ambientes urbanos.

Descrição: A população do estudo será constituída de seringueiros e professores da rede municipal de Xapuri, AC, e de trabalhadores diurnos e noturnos de São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (2).

Integrantes: Claudia Roberta de Castro Moreno – Coordenador / Nehme, Patrícia – Integrante / Suleima Pedroza Vasconcelos – Integrante / AJ Martins – Integrante / ARNE, LOWDEN – Integrante / Debra J. Skene – Integrante / Cheryl Isherwood – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro. Número de orientações: 1

 

2015 – Atual

Redução de melatonina durante a gravidez e a programação fetal e neonatal do metabolismo energético humano: um estudo epidemiológico.

Descrição: Esse projeto é um dos subprojetos do projeto temático coordenado pelo Professor José Cipolla-Neto do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (2).

Integrantes: Claudia Roberta de Castro Moreno – Coordenador / Cipolla-Neto, J. – Integrante / Lowden, A. – Integrante / Marqueze, Elaine Cristina – Integrante / Nehme, Patrícia – Integrante / José Leopoldo Ferreira Antunes – Integrante / AJ Martins – Integrante / Ivan França Junior – Integrante / Anna Carolina Arena Siqueira – Integrante / Robert Vieira – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 

2015 – Atual

Ciclo vigília-sono e qualidade de sono em pessoas vivendo com HIV/AIDS: uma intervenção de atenção plena (mindfulness).

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elaine Cristina Marqueze em 06/12/2016.

Descrição: Os distúrbios de sono são comuns em pessoas vivendo com HIV/Aids e podem levar a uma má qualidade de vida e diminuição da capacidade funcional. Nesse contexto, alguns estudos de intervenção têm sido propostos. Apesar dos avanços no controle da doença, os distúrbios de sono ainda são um problema para pessoas vivendo com HIV/Aids. Dessa forma, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono em pessoas vivendo com HIV/Aids são fortemente recomendados e podem melhorar a sua qualidade de vida. Os objetivos são: Analisar o ciclo vigília-sono e a qualidade de sono em pessoas vivendo com HIV/AIDS e em tratamento com antirretrovirais pelo Centro de Referência em AIDS (CRAIDS) do município de Santos/SP, e verificar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness naqueles identificados com má qualidade de sono, a partir de um estudo de intervenção controlado e randomizado. O presente estudo compreende duas fases: na primeira fase o estudo é um transversal epidemiológico de abordagem quantitativa e na segunda fase o estudo caracteriza-se como sendo experimental (controlado e randomizado). O desfecho primário do estudo é verificar o impacto da intervenção na qualidade de sono avaliada por meio de actigrafia (duração total de sono, latência de sono, eficiência do sono, atividade após o início do sono). Serão avaliados também os seguintes desfechos secundários: nível de mindfulness, autocompaixão, injustiça percebida, bem estar subjetivo, capacidade para o trabalho, necessidade de recuperação após o trabalho, problemas na qualidade do sono, problemas para acordar e sonolência.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudia Roberta de Castro Moreno – Integrante / Elaine Marqueze – Coordenador / Claudia Renata dos Santos Barros – Integrante / Marcelo Demarzo – Integrante / Silvia Viodres Inoue – Integrante / Ricardo Enohi – Integrante / Pollyanna Pellegrino – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2012 – Atual

Efeitos da exposição à luz e dos horários de trabalho nos ritmos biológicos de seringueiros do Brasil e mineradores da Suécia.

Descrição: Auxílio-mobilidade: missões de estudo e de trabalho.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (3).

Integrantes: Claudia Roberta de Castro Moreno – Coordenador / Lowden, A. – Integrante / Mario Pedrazzoli – Integrante / Fischer, Frida M. – Integrante / Marqueze, Elaine Cristina – Integrante / LOUZADA, Fernando Mazzilli – Integrante / Suleima Pedroza Vasconcelos – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Cooperação / STINT – Cooperação.

Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1