A  |  A+ |  A-
Wanda Maria Risso Günther

2015 – Atual

Estudos de minimização e valorização de resíduos sólidos de grandes geradores

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Wanda Maria Risso Günther – Coordenador.

2014 – Atual

PRO ALERTA CEPED USP

Descrição: O projeto ALERTA CEPED USP integra de forma interdisciplinar 10 programas de pós-graduação da USP (PPG-USP), cujo objetivo é a formação de recursos humanos a níveis de pós-graduação, o desenvolvimento de tecnologias capazes de integrar diversas fontes de dados e elaborar previsões de enchentes e escorregamentos, bem como a definição de um marco conceitual, construção de um conjunto de indicadores de resiliência a desastres. No projeto que integra os dois Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública: Ambiente, Saúde e Sustentabilidade e Saúde Global e Sustentabilidade os objetivos envolvem o desenvolvimento de abordagem conceitual e metodológica para estudar como a resiliência de uma comunidade confrontada com riscos de desastres naturais pode ser definida, caracterizada e mensurada, com a construção/seleção de indicadores que melhor representem as dimensões de resiliência a desastres, assim como a realização de estudos de caso para aplicação do conjunto de indicadores definidos em cidades que enfrentem com frequência os seguintes tipos de evento/perigo: i) escorregamento de encostas, ii) enxurradas e/ou inundações. Envolve ainda a realização de workshop regional com as partes interessadas: formuladores de política pública e especialistas das diversas áreas do conhecimento para avaliar a metodologia e os resultados de sua aplicação; a organização e publicação de livro sobre desastres, contendo as abordagens das diversas áreas do conhecimento que compõem o CEPED-USP; e criação e oferecimento de curso (disciplina) de pós-graduação Gestão de Resíduos de Desastres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Wanda Maria Risso Günther – Coordenador / Maria Eugenia Gimenez Boscov – Integrante / Angela Cassia Rodrigues – Integrante / Arlindo Philippi Junior – Integrante / Larissa Ciccotti – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

2014 – Atual

Condições de trabalho e saúde de cooperados de centro de triagem de materiais recicláveis

Descrição: Avaliação das condições ambientais, de trabalho e condições de saúde dos cooperados de duas cooperativas integrantes do Programa Municipal de Coleta Seletiva do Município de São Paulo – Coopere e Cooperativa Tietê..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Wanda Maria Risso Günther – Coordenador / Angela Cassia Rodrigues – Integrante / Ana Maria Maniero Moreira – Integrante / Camila Di Nardo – Integrante.
Número de orientações: 2

2014 – Atual

Avaliação de processos de compostagem em pequena escala como alternativas de minimização de resíduos sólidos em áreas urbanas

Descrição: Um dos grandes desafios deste início de século refere-se à gestão da crescente geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) descartados diariamente, com condições de gerenciamento cada vez mais dificultadas em função do contexto ambiental global. A maior parcela dos RSU corresponde aos resíduos orgânicos, geralmente não valorizados que seguem para disposição final, contribuindo para a contaminação do solo e dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. A compostagem é um processo biológico de degradação controlada de matéria de origem orgânica por ação de microrganismos, resultando em composto orgânico. A compostagem pode ser desenvolvida em pequena escala por meio de composteiras caseiras, a qual representa alternativa de minimização e valorização de resíduos, desviando parcela significativa de resíduos dos aterros. Porém, há necessidade de estudos aprofundados sobre procedimentos para implantação, operação e monitoramento dessa técnica e quanto à percepção dos usuários sobre esta prática. A pesquisa objetiva avaliar o uso e a operação de métodos de compostagem no local de geração do resíduo, relações com as interfaces sanitária e ambiental, e adequação para o uso em ambientes institucionais, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de projetos e ações e na formulação de políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos urbanos. Serão desenvolvidos estudos de caso em duas instituições de ensino e/ou pesquisa das regiões metropolitanas de Vitória/ ES e São Paulo/SP. Nas duas instituições superiores de ensino (Instituto Federal do Espírito Santo e Faculdade de Saúde Pública) serão avaliadas as composteiras de resíduos orgânicos do tipo domiciliar. Métodos quantitativos e qualitativos serão empregados para caracterização e quantificação dos resíduos orgânicos gerados, análises físico-químicas e biológicas do processo de compostagem e do composto gerado e levantamento de percepção dos participantes. Serão levantados pontos fortes e fracos da implantação e operação dos sistemas de coleta seletiva e compostagem dos diferentes modelos e ambientes estudados. Os resultados esperados são: avaliação da compostagem em pequena escala em ambiente institucional; criação de banco de experiência sobre a temática; manual de implantação e operação deste tipo de compostagem, ambos disponibilizados em meio impresso e eletrônico, e difusão dos conhecimentos gerados por meio de mídia eletrônica e publicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Wanda Maria Risso Günther – Integrante / Jacqueline Rogeria Bringhenti – Coordenador / Adriana Márcia Nicolau Korres – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Auxílio financeiro.