A  |  A+ |  A-
Cursos

Curso de Verão 2019

 

Curso de Verão “ Instrumentos de Pesquisa Participativa”

Período:  11/02/19 a 14/02/19

Coordenador: Leandro Luiz Giatti

Objetivo: Capacitar para a aplicação de instrumentos participativos de interesses à pesquisa e promoção da saúde, bem como, possibilitar o entendimento de necessárias estratégias de mobilização social.

Publico alvo: Estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais que objetivam atividades participativas com atores sociais.

Valor: 270,00

Informações:  http://www.fsp.usp.br/cverao/

 

Curso de Verão  “Capacitação em Análise, vigilância e prevenção de acidentes de trabalho”

Período:  11/02/19 a 15/02/19

Coordenador: Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela

Objetivo: Aprimorar a partir da vivencia dos participantes as metodologias e estratégias usadas por profissionais que atuam na área de saúde e segurança do trabalhador; capacitar os alunos no domínio teórico prático do modelo de análise e prevenção de acidentes MAPA (Almeida e Vilela, 2010)

Publico alvo: Profissionais, estudantes de pós-graduação, pesquisadores que exercem ou estão integrados em atividades de saúde do trabalhador especificamente nas ações de análise, vigilância e prevenção de acidentes de trabalho.

Valor: 400,00

Informações:  http://www.fsp.usp.br/cverao/

 

Curso de Verão  “Bases teóricas, metodologia e aplicação da intervenção formativa – Laboratório de Mudanças (LM)”

Período :  18/02/19 a 22/02/19

Coordenador: Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela

Objetivo: O Laboratório de Mudança é um método de intervenção formativa em atividades de trabalho que se baseia na colaboração entre pesquisadores e trabalhadores (participantes). Ela difere da maioria dos métodos de intervenção pois seu foco está em produzir, a partir de uma visão sistêmica construída com os participantes, mudanças em profundidade nos modelos da atividade sob análise. O processo tem entre outros objetivos o de desenvolver a agência transformadora conjunta dos participantes (protagonismo). O método é baseado na teoria da Atividade Histórico-Cultural e na teoria da Aprendizagem Expansiva. O objetivo do curso é desenvolver nos participantes competências básicas para planejar, conduzir e acompanhar de forma colaborativa uma intervenção do Laboratório de Mudança. A formação se dá a partir do domínio de conceitos chave associado a exercícios em grupo sobre todas etapas usando como base casos concretos de intervenção.

Publico alvo: Interessados em metodologias participativas e inovadoras na área de produção de pesquisa, ensino e produção de bens e serviços com ênfase em saúde do trabalhador, meio ambiente, educação, saúde pública. Nível superior completo

Valor: 500,00

Informações:  http://www.fsp.usp.br/cverao/

 

Curso de Verão  “Elaboração de plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde”

Período:  05/02/19 a 09/02/19

Coordenador: Wanda Maria Risso Günther

Objetivo: Apresentar e discutir a legislação, a normalização e as diversas atividades relacionadas ao manejo de resíduos de serviços de saúde. Capacitar o aluno para a elaboração de plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

Publico alvo: Profissionais ligados a atividade relacionadas a resíduos sólidos de serviços de saúde, que trabalham em hospitais, órgãos públicos e iniciativa privada e interessados no tema.

Valor: 380,00

Informações:  http://www.fsp.usp.br/cverao/