A  |  A+ |  A-
Paulo Rogério Gallo

2016 – Atual

Rádio Web Saúde USP

Descrição: Trata-se de o desenvolvimento de uma plataforma de rádio web liderada por alunos do curso de graduação em Saúde Pública em associação com o Departamento de Saúde Maerno-Infantil da FSP e Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) mas que além destas organizações prevê em sua trajetória, a inclusão de alunos de rádio e TV da ECA, da Medicina, Enfermagem entre outras unidades da USP. A proposta tem como objetivo criar um espaço público de interlocução entre alunos da USP (FSP e ECA) e usuários do SUS, no tocante ao aperfeiçoamento do Sistema de Saúde (ouvidoria, ações educativas específicas em saúde, espaços para reforçar o controle social da Rede Básica de Saúde, discussão dos direitos sociais, reorganização dos conceitos de extensão baseado em iniciativa individuais para a lógica conceitual habermasiana de ações comunicativas em rede de atenção).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Rogério Gallo – Coordenador.

2014 – Atual

Desenvolvimento de uma plataforma de ensino à distancia em entomologia: a questão da dengue

Descrição: trata-se de desenvolver e avaliar uma plataforma digital para EAD em Saúde Pública.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Paulo Rogério Gallo – Coordenador / Delsio Natal – Integrante / Paulo de Figueiredo Garcia – Integrante / José Maria Barata – Integrante.
Número de produções C, T & A: 1

 

2013 – Atual

A Saúde Pública – As histórias que vivem em nós

Descrição: As abordagens qualitativas e seus campos de investigação na faculdade de saúde pública (fsp-usp). Mapear histórias e contextos de pesquisa vivenciados no programa de pós-graduaçao em saúde pública da fsp/usp; identificando seus desafios, sua missão, sua história [construções e valores].

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Paulo Rogério Gallo – Coordenador / Vicente Sarubbi Junior – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

2011 – Atual

Saúde e comunicação no contexto de rádio educativas: desafios paradigmáticos na programação

Descrição: Um dos pilares do Sistema de Saúde Brasileiro diz respeito à participação social em todas as esferas da sua organização (municipal, regional, estadual ou nacional. Esta participação pressupõe a possibilidade de interferir nas prioridades da planilha de recursos e portanto na eleição das prioridades nas distintas esferas do Sistema. Paralelamente e com a mesma intensidade significa considerar as características sócio-culturais específicas de cada local ou região. Fato que Bauman Z. chamaria de características ?Glocais? no sentido contemporâneo. Nos cenários das rádio educativas há que se considerar o processo de legalização que as modela de acordo com a legislação vigente no país e portanto restringe delas várias possibilidades de participação social. O que tem sido pensado?, Como estas rádios têm operado estas questões e como compatibilizar as forças políticas locais e recursos. Como ampliar a perspectiva democrática em sua programação (divergência de opiniões e interesses)? A interface com o campo da Saúde Pública permite ao pesquisador da área da Comunicação atitudes que o afastem de uma atitude etnocêntrica, uma vez deparando-se com a diversidade de discursos e comportamentos de ?outros?, em geral, distantes das práticas e análises propostas pelo campo comunicacional.Analisar a estrutura de programação das rádios e discutir as interfaces de participação social nos respectivos contextos: Limitações e possibilidades.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1).

Integrantes: Paulo Rogério Gallo – Coordenador / Ieda Cristina Borges – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2001 – Atual

LAUDIO – Laboratório de Áudio da Faculdade de Saúde Pública da USP

Descrição: Entendendo que o acesso ao conhecimento faz parte dos direitos humanos e deve portanto, ser socialmente partilhado, o Laboratório de Áudio se propõe a pesquisar alternativas no âmbito da comunicação em Saúde que possam democratizar o conhecimento científico acumulado na Universidade. Neste sentido a consolidação de um diálogo permanente com a comunidade passa necessariamente pela adequação sócio-cultural do linguajar da divulgação científica. Como parte de suas obrigações cabe portanto, à Universidade, a tarefa de preparar seus alunos para esta interlocução. Durante este pouco tempo de existência, o LAUDIO vem produzindo programas de rádio sobre pesquisas e eventos desenvolvidos na FSP/USP, com intenção de disponibilizar em mídia eletrônica a história e a produção da Faculdade principalmente para rádios comerciais e mídia alternativa, na perspectiva da promoção da saúde da população. Está localizado no 2º Andar, sala 5, do Prédio do Centro de Educação Permanente (CEP) da FSP/USP e conta com sofisticados equipamentos de edição e gravação. A coordenação é do Departamento de Saúde Materno-Infantil da FSP/USP com a responsabilidade do Prof. Dr. Paulo Rogério Gallo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2).

Integrantes: Paulo Rogério Gallo – Coordenador / GALLO, SOPHIA MOTTA – Integrante.
Número de produções C, T & A: 7