cruá

PANC: Cruá

Cruá, Croá, Melão-caboclo, Melão-de-cheiro…

Essa fruta tem origem brasileira e peruana, mas se espalhou por toda a América Tropical, tem preferência por regiões de climas quentes. A planta é rasteira ou trepadeira, com ramos quadrangulares, seu fruto é cilíndrico e pode variar de laranja avermelhado até a cor roxa em algumas espécies!

Quando madura tem polpa saborosa e fortemente aromática (por isso seu nome cientifico é Sicana odorifera Naud.), pode ser consumida crua ou usada para fazer geleias, sucos, sorvetes, compotas e purês (na foto 4, temos um purê de cruá com carne seca, receita disponível no Blog Come-se); quando ainda está verde pode ser consumida como hortaliça.

Curiosidade encontrada no livro “Alimentos Regionais Brasileiros”: a casca é muito dura e, por isso, o fruto maduro, desde que sem nenhum dano na casca e com o pecíolo (cabinho), pode durar meses. No entanto, uma pequena trinca na casca provoca a rápida deterioração da polpa.

O cruá tem boas quantidades de minerais como cálcio e fósforo, e ainda, vitaminas B3 e C.

Experimente novos sabores. Acrescente mais uma PANC na sua alimentação!

Créditos: fotos do Blog Come-se, da nutricionista Neide Rigo. Acesse o Blog para ver receitas com o Cruá -> https://come-se.blogspot.com

#PANC#Cruá#MelãoCaboclo#Cruá#SaboresDoBrasil#AlimentaçãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#ComidaDeVerdade#MaisSaborPorFavor

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
17 + 27 =