PANC: Celósia

A Celósia (Celosia argentea L.) é uma PANC (Planta Alimentícia não Convencional), nativa da Índia e da família dos amarantos, com folhas arroxeadas e plumas coloridas (inflorescências).

É uma planta de bom crescimento e fácil multiplicação (por sementes ou estacas), cresce de 30 cm a 1,5 m.

Suas inflorescências (rosadas ou coloridas) chamam bastante a atenção pela intensidade da cor. São parecidas com espigas e ao passar a mãos liberam sementes pretas e brilhantes. Tanto as inflorescências como as sementes podem ser consumidas após o cozimento.
Suas folhas arroxeadas também são muito bonitas, além de sabor agradável e marcante!

Deve passar por um cozimento breve (branqueamento) para manter a textura firme e eliminar fatores antinutricionais.
Refogue as folhas e experimente incluí-la no lugar de outro vegetal, como o espinafre ou escarola, em tortas, quiches, ou que tal no recheio de uma pizza? A preparação ficará com uma cor rosada! No arroz, por exemplo, você pode utilizar as folhas e as sementes no cozimento. Além de colorido ficará uma delícia!

Você também pode encontrar celósia em hortas comunitárias! As fotos do post, por exemplo, foram tiradas na Horta da FMUSP e na Horta da FSP!
Participando dos mutirões você pode conhecer essa e outas PANC!

Saiba como participar:
@Hortadafmusp
@Hortafspusp

Também encontramos o maço (foto) para venda no Instituto Feira Livre, faça uma visita!
@InstitutoFeiraLivre

Saiba mais:

Experimente novos sabores. Acrescente mais uma PANC na sua alimentação!
#PANC#celósia#espinafreafricano#Sustentarea#AlimentacãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#orgânicos#agroecologia#DiversifiquesuaAlimentação#nutrição#plantedbased#receitapanc#hortasurbanas