Gersal

Receita: Gersal

O consumo excessivo de sal é um hábito muito frequente no Brasil: 70% da população consome uma quantidade acima do recomendado de sódio. O consumo em excesso desse mineral é um dos fatores que podem predispor a uma das doenças mais frequentes nos dias de hoje: a hipertensão arterial. 

Todos nós sabemos que o sal deve ser consumido em quantidade moderada, porém dosar a sua ingestão não é tão simples como parece, uma vez que o mesmo é adicionado na maioria das preparações que compõem uma refeição e em quantidades variadas. 

Então como é possível reduzir a quantidade de sal de forma gradual e que não prejudique o sabor dos pratos? 

Existem diversas alternativas! Em posts anteriores trouxemos alternativas como o sal de ervas e o sal de folhas, talos e cascas (linkados no final do post), que são ótimos substitutos do sal de cozinha. Hoje propomos que você teste o gersal! Essa preparação, muito apreciada há anos pelos praticantes da dieta macrobiótica, ainda é pouco conhecida no Brasil. 

O gersal nada mais é do que uma mistura de determinadas proporções de gergelim e sal, batidos em um liquidificador ou processador. Essa receita pode ser adicionada em qualquer preparação (arroz, feijão, saladas, sopas, refogados…) na mesma quantidade que você utilizaria de sal de cozinha. Trocas como essa, além de reduzir possíveis prejuízos à saúde decorrentes do consumo excessivo de sódio, acrescenta na alimentação os nutrientes do gergelim, que é rico em fibras, vitaminas, gorduras boas, cálcio e outros minerais! Teste essa receita também!

Ressalva: o consumo de sal é essencial para o funcionamento do organismo. Sendo assim, aqui apresentamos uma alternativa que busca reduzir sua ingestão para não ultrapassar a dose diária recomendada. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo máximo de sódio não deve exceder 2 gramas por dia (aproximadamente 5 gramas de sal de cozinha).

-Sal de cascas: https://www.facebook.com/sustentarea/photos/a.193016307468831/963413470429107/?type=3&theater

-Sal de ervas: https://www.facebook.com/sustentarea/photos/a.193016307468831/949798848457236/?type=3&theater

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
5 + 20 =