Espresso

Hoje é dia do Café!

Dia 14 de abril é considerado o Dia Mundial do Café e, em comemoração, trazemos algumas informações sobre os tipos e as formas de extração dessa bebida que está presente diariamente na vida dos brasileiros.

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo e seu consumo está associado a diversos benefícios para a saúde quando ingerido em sua forma mais natural, ou seja, sem açúcares e adoçantes. A ingestão recomendada da bebida é de 3 a 4 xícaras por dia, sendo que, por conter cafeína, o consumo não é indicado no período da noite.

Dois tipos de café são mais comuns: arábica e robusta, que apresentam características sensoriais diferentes entre si. O sabor e as notas de aroma e acidez são muito variáveis mesmo em cafés de uma mesma espécie e dependem, portanto, do local de plantio, torra e moagem.

Como saber a procedência e a qualidade do café na hora da compra? Muitas empresas no Brasil são confiáveis no que diz respeito à pureza do produto quando apresentam o Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), sendo assim mais recomendados para uma compra segura.

O clássico café coado e adoçado ainda é a forma mais comum de se consumir no país. No entanto, por questões de saúde, incentiva-se que a população diminua o consumo de açúcar e acostumar-se com o sabor da bebida pura, reduzindo dia após dia a quantidade de açúcar adicionado, pode ser uma boa estratégia para essa redução. Faça o teste! Dessa dessa forma os benefícios do consumo de café são maiores e a percepção sobre as características sensoriais da bebida ficam mais evidentes.

O infográfico deste post traz alguns métodos de preparo e extração de café. Esperamos que goste e aprecie essa bebida deliciosa!

#Sustentarea #diadocafé #coffeeday #sustentabilidade #alimentação #café#nutrição

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
9 × 24 =