60774072_1710126059091174_8922582347400871936_n

Dia Internacional da Biodiversidade

No dia 22 de maio é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade.

A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade de se conservar e proteger a todas as formas de vida que existem no planeta.

A biodiversidade é fundamental para assegurar a manutenção da vida na Terra. A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. 
Conservar a biodiversidade é um desafio que deve envolver todos os setores da sociedade – governos, empresas, universidades, instituições não–governamentais e a população em geral. Depende de planejamento adequado e de ações efetivas que conduzam ao uso sustentável, de forma que as riquezas sejam utilizadas, mas que seja garantida a preservação dos biomas e a recuperação de áreas já devastadas.

O Brasil é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, espalhadas nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas no país. Suas diferentes zonas climáticas favorecem a formação de biomas, a exemplo da floresta amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado, com suas savanas e bosques; a Caatinga, composta por florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

Fontes:
*https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/
*http://www.mma.gov.br/biodiversidade.html
*http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/5%20%20mcs_biodiversidade.pdf *https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/
*http://www.mma.gov.br/biodiversidade.html
*http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/5%20%20mcs_biodiversidade.pdf

#Sustentarea#Saúde#CuidedoPlaneta#Biodiversidade#Vida#Natureza#Brasil#22Maio#DiadaBiodiversidade

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
30 − 17 =