Farofa de Pinhão

O mês de junho chegou e, junto da mudança de clima, alguns alimentos estão entrando em época. É o caso do pinhão! 


Nosso post anterior foi sobre esse alimento delicioso e típico de algumas regiões do nosso país. Nesses locais, essa semente é utilizada em diversas preparações como bolos, ensopados, grelhados, saladas quentes, sob forma de farinha e outros. Em contrapartida, em outras regiões, o pinhão é consumido apenas na sua forma tradicional, cozido e, por vezes, com sal.

Por isso, hoje trazemos uma receita um tanto quanto especial e super fácil de fazer: a farofa de pinhão! Pode ser servida como acompanhamento de qualquer prato, é uma ótima pedida para complementar suas refeições.

Essa farofa pode ser feita com farinha de mandioca ou farinha de milho em flocos grossos, e pode ser temperada com aquilo que lhe agradar o paladar! Faça e nos conte, ficaremos muito felizes de receber um feedback sobre essa receita deliciosa!

Ingredientes:

-1/2 Cebola média picada em cubos
-2 Dentes de alho picados
-1 Colher (sopa) de azeite de oliva
-1 Xícara (chá) de pinhão picados em rodelas
-1 Xícara (chá) de farinha de mandioca
-Sal e pimenta do reino a gosto
-1/2 Colher (chá) de cúrcuma
-Cheiro verde a gosto .

Modo de preparo:


1-Em uma panela, em fogo médio, refogue a cebola no azeite. Quando dourar, acrescente o alho e o pinhão refogue rapidamente. 
2-Acrescente a farinha os temperos secos e refogue por mais alguns minutos. 
3- Desligue o fogo e finalize com o cheiro verde. Está pronto!

 #Sustentarea#AlimentaçãoSaudável#Receitas#AlimentaçãoSustententável#AlimentosRegionais#Pinhão#ComidaTípica#FestaJunina#Biodiversidade#Nutrição