História Soraya - S.E.P

Sustentabilidade em Prática

Como os conceitos de sustentabilidade se encaixam de forma simples e prática no dia a dia?

Hoje iremos contar um relato da Soraya, que começou a adotar práticas sustentáveis que impactaram positivamente o seu dia a dia.

“De uns três meses pra cá, comecei a ficar preocupada com os gastos mensais da minha casa com supermercado (onde costumo comprar alimentos), pois estavam uns 30% acima do que planejei no início do ano. Depois de pensar um pouquinho, decidi fazer algo simples que estava ao meu alcance para ajudar nesta situação: ver como estava minha despensa.

Percebi que tinha restos de alimentos em potes quase vazios, que ninguém estava comendo mais, recipientes vazios que atrapalhavam a visualização do que eu ainda tinha. dando a impressão de uma necessidade de compra que não era real, e alimentos guardados que tinham sido comprados há algum tempo e não tinham sido consumidos ainda. Então resolvi organizar: tirei todos os recipientes vazios, juntei num mesmo pote os pedacinhos de castanhas e sementes, fiz uma lista com a relação de alimentos que estavam sendo deixados de lado e a deixei num local estratégico para sempre ser vista, além de deixá-la no celular também para eu consultar ao fazer compras etc. Em seguida comecei a pesquisar receitas fáceis, econômicas e saudáveis que utilizassem os itens da lista.

No dia seguinte já deu para preparar biscoitos com fécula de batata e farinha de aveia, “leite vegetal” com o mix de pedacinhos de castanhas e sementes. Depois ainda fiz hambúrgueres e almondegas de quinoa. Nesta mesma semana acabei gastando metade do valor que vinha gastando nas compras no supermercado.

É simples, mas reflete um princípio importante de gestão de materiais que pela correria do dia a dia acabamos esquecendo: no planejamento das compras temos que verificar o que já temos.”

Bacana né? É incrível como atitudes simples são transformadoras! Você tem uma história pra nos contar? Vamos aumentar essa rede e inspirar mudanças!

Escreva para nós: sustentarea@gmail.com .

#Sustentarea #sustentabilidade #sustentabilidadeemprática #sousustentável#açãosustentável

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
30 + 9 =