Não excluir - Redimensionar para o site (8)

Que Alimento é Esse? Couve

A Couve folha (Brassica oleracea L.) é uma herbácea da família Brassicacea, também conhecida como couve-comum e couve-manteiga.

A couve é uma cultura típica dos períodos de outono e inverno, apresentando, contudo, certa tolerância ao calor, sendo plantada em todo o Brasil. Em regiões de clima ameno, é de fácil cultivo durante o ano todo.

Apresenta folhas firmes, mais resistentes que o alface. No entanto, tornam-se amareladas com facilidade. Além disso, apresentam grande diversidade de cores (de verde-claro a violeta-escura), formatos e tipos de crescimento, sendo a mais apreciada a de folhas verde-claras, com aproximadamente 25 cm de tamanho.

Em condição ambiente, pode ser mantida por um a dois dias com os talos dentro de uma vasilha com água em local fresco. Quando em geladeira, deve ser colocada inteira ou picada em recipientes fechados.

A couve tem ganhado atenção e presença na alimentação da população pelas descobertas de sua atividade antioxidante, compostos fenólicos, vitaminas e minerais os quais atuam na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Porém o processamento térmico pode alterar a biodisponibilidade de vitaminas e compostos fenólicos sendo o vapor e a não exposição ao calor (crua) a melhor forma de usufruir dos benefícios nutricionais desta hortaliça.

A couve vai muito bem em preparações como farofa, batida com suco de abacaxi, recheio de tortas, sopa de legumes, caldo verde e saladas.

Acrescente a couve na sua dieta e garanta mais saúde e sabor!

Fonte:
Couve de folha: do plantio à pós-colheita / Paulo Espíndola Trani Sebastião Wilson Tivelli; Sally Ferreira Blat; et al. Campinas: Instituto Agronômico, 2015. 36 p. online. (Série Tecnologia Apta. Boletim Técnico IAC, 214)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015

RIGUEIRA, Geysa Duarte Junger et al. Atividade antioxidante e teor de fenólicos em couve-manteiga (brassica oleracea l. var. acephala) submetida a diferentes sistemas de cultivo e métodos de preparo. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, [s.l.], v. 37, n. 2, p.3-8, 26 dez. 2016. Universidade Estadual de Londrina. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p3.

#Sustentarea #QueAlimentoéEsse #Couve #Hortaliças #Verdura#AlimentaçãoSaudável
#AlimentaçãoSustentável #Nutrição #PlantedBased

Tags: No tags

Faça seu comentário