67199915_1813093662127746_3553351122586435584_n

Filmes e Documentários (III)

Os alimentos vindos da terra podem ser cultivados objetivando dois aspectos: 

1- O lucro em detrimento da terra, lançando mão de recursos artificiais para isto, sendo eles éticos ou não; 
2- a terra e sua manutenção, por entender que se esgotados os recursos naturais não haverá continuidade do sistema.

O 1° modelo é o agronegócio, que como diz o nome é um comércio/negócio, baseado nas monoculturas para sustento da pecuária, visa em grande medida a exportação do que é produzido e, para a sua maior produtividade, destrói centenas de hectares de florestas sem devolver à terra o que lhe é extraído. 

O 2° são os Sistemas Agroflorestais ou SAFs que tem seus fundamentos aplicados na Agricultura Sintrópica, Agroecologia, Agricultura Urbana e Familiar, Permacultura, entre outros. São sistemas de cultivo sustentáveis onde se privilegia a biodiversidade e as interações ecológicas entre os elementos que o compõem.

Os documentários sugeridos comparam essas duas realidades:

📽 ‘O Veneno Está na Mesa’ mostra os danos severos decorrentes do manejo de agrotóxicos, comum no agronegócio, tanto aos trabalhadores rurais e moradores dos arredores das áreas de cultivo, quanto para os consumidores.

📽 ‘Agricultura Tamanho Família’ expõe a força da agricultura familiar que fomenta a terra e a economia de forma democrática. Reflete sobre as questões sociais envolvidas nas formas de cultivo, comparando o modelo do agronegócio, que concentra a terra e beneficia a poucos dentro de um formato fortemente exploratório, c/ a agricultura familiar e sistemas similares, que buscam uma melhor distribuição da terra para que ela cumpra sua função social e garanta a soberania alimentar.

Somos o 4° país que mais produz alimentos, e em contrapartida onde 15 pessoas morrem por dia de desnutrição, segundo dados do Ministério da Saúde de 2017. 

Posto isso, há que se pensar na compatibilidade de um modelo agrícola centrado no latifúndio dentro de uma democracia, e nos impactos da ingestão desses defensivos agrícolas na nossa saúde.

Os dois estão disponíveis na plataforma VIDEOCAMP, basta acessar o site e agendar a exibição. .
.
#agrofloresta #agriculturafamiliar #agriculturaurbana

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
11 − 8 =