Aveioca

Receita: Aveioca com Beldroegão

Vocês viram nosso post de ontem sobre a PANC beldroegão? Que tal uma receita!? 🙌🌿

Para mostrar que lugar de PANC é no prato fizemos uma receita simples, rápida, econômica e saudável!

A “Aveioca” é uma massa de aveia muito versátil (resultado da mistura aveia + água), com sabor neutro e que combina com qualquer recheio! Pode ser consumida no formato de panqueca (enrolada) ou dobrada ao meio como uma tapioca. Além disso, é uma ótima fonte de fibras e minerais!

Para elaboração da receita, pegamos as folhas do beldroegão em um vaso doméstico, mas se você não encontrá-la por perto, substitua por outra PANC, como ora-pro-nóbis ou a celósia, ou por uma verdura convencional como espinafre ou escarola! Ah, o sabor do beldroegão refogado lembra um pouco o da escarola, bem suave, então é uma ótima opção para substituir no recheio da sua aveioca!

AVEIOCA COM BELDROEGÃO

Ingredientes:
3 col. de sopa de aveia em flocos normais
4 col. de sopa água filtrada
Sementes de beldroegão (opcional)

RECHEIO

Ingredientes:
1 fio de azeite
1 dente de alho picado
1/2 cebola pequena
Sal e pimenta do reino a gosto
Folhas de beldroegão/Major Gomes/Maria Gorda

🥣 Modo de preparo:

• Misture a aveia com a água e reserve por aprox. 20 minutos. Depois desse período a massa fica com uma consistência pastosa;
• Enquanto isso, higienize as folhas do beldroegrão (ou de outra PANC/verdura que você queira);
• Em uma panela coloque o fio de azeite e refogue a cebola e o alho e depois adicione as folhas cortadas. Tempere a gosto.
• Em uma frigideira antiaderente espalhe a massa de aveia com uma colher até forrar todo o fundo, como se fosse uma panqueca (essa quantidade é suficiente para uma frigideira com 17 cm de diâmetro).
• Deixe em fogo baixo até que a massa fique bem firme para virar (demora de 3-5 min). Depois vire a lado da massa e deixe mais um pouco até que a massa esteja uniformemente cozida. Adicione o recheio e dobre ao meio para ficar igual a uma tapioca ou enrole para que fique igual a uma panqueca. Sirva em seguida.

✔️Dicas:

💡Esta receita de aveioca é uma base neutra, para uma massa doce adicione uma pitada de canela e para uma massa salgada adicione um pitada de sal ou deixe neutra, com sabor de aveia mesmo.

💡É possível usar a aveioca, substituindo a massa comum, na montagem de uma lasanha com abobrinha, fica incrível!

💡Para o recheio adicione frutas, geleias, antepastos, cremes, saladas, legumes ou verduras refogadas, abuse da criatividade e delicie-se!

One Response

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
1 × 7 =