Tema do Mês: Desperdício

O tema do mês é desperdício de alimentos!

O desperdício pode se referir tanto a perda quanto ao descarte de alimentos. A perda está relacionada a problemas na cadeia produtiva, como armazenamento e transporte inadequados que acabam estragando o produto. Já o descarte ocorre quando há rejeição intencional normalmente feita pelo consumidor ou vendedor mesmo que o alimento esteja próprio para o consumo.

Nesse jogo de perda e descarte, 1/3 da produção mundial de alimentos é jogada fora.
Desse 1/3, que equivale a 1,3 bilhões de toneladas por ano, 54% do desperdício ocorre durante a produção, a manipulação pós-colheita e armazenamento dos produtos. O 46% restante ocorre durante o processamento, distribuição e consumo. Segundo a FAO, em países latino-americanos, 28% dos alimentos que chegam ao seu destino são desperdiçados.

Por isso, faça sua parte! Procure planejar adequadamente o consumo, como ter cuidado na preparação, armazenamento e conservação dos alimentos, evitando desperdícios.


Conheça o trabalho de espaços que atuam no combate ao desperdício como o Banco de Alimentos do seu município, @ongbancodealimentos,@associacaopratocheio e @comidainvisivel.
Fique ligado nos próximos posts! Mais dicas serão sugeridas ao longo do mês!
.

#Sustentarea#RedeAlimentar#CampanhaContraoDesperdício#AtitudesSustentáveis#NãoDesperdice#SejaConsciente#AproveitamentoIntegral#Nutrição#AlimentaçãoSustentável#AlimentaçãoSaudável