PANC: Orelha-de-Macaco

A Orelha-de-Macaco (Althernantera sessilis) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), que é um tipo de espinafre. O espinafre mais comum comercializado no Brasil é o espinafre-da-nova-zelândia, por isso desconhecemos outros tipos, mas existem diversos. A curiosidade é que este espinafre é muito comum fora do Brasil, daí o surgimento de uma nomenclatura em inglês “Brazilian Spinach”.

É uma planta de fácil cultivo e crescimento rápido, enraízam facilmente desde que o ambiente seja úmido. O grau de sol e umidade influenciam no tamanho e sabor das suas folhas que são tenras e podem ser consumidas da mesma forma que o Cariru, uma PANC muito comum no Pará, usada como substituto do espinafre em diversos pratos.

Suas folhas “amassadas” são o seu charme, sendo muito usada como ornamental em jardins. 
Prescinde de cozimento de 1 a 3 minutos antes do consumo, pois possui oxalatos e taninos considerados fatores antinutricionais, ou seja, que impedem a plena expressão de seus potencias nutritivos.

Fica deliciosa em refogados, como recheio de tortas, panquecas e em omeletes, trazendo ousadia e sabor aos pratos.

Você pode encontrar esse e outros tipos de espinafres não convencionais em hortas comunitárias como a Horta da FMUSP e da FSP. Participe dos mutirões para conhecer! 
Saiba como participar: 
@hortafspusp
@hortadafmusp

No site da FSP você encontra um livro de receitas com PANC, segue o link:
http://www.fsp.usp.br/site/wp-content/uploads/2019/07/receitas.pdf

Fontes:
http://www.matosdecomer.com.br/2018/04/espinafre-amazonico-orelha-de-macaco.html
http://amazonia.org.br/2013/08/a-riqueza-alimentar-das-plantas-alimenticias-nao-convencionais/


#panc#pancs#orelhademacaco#espinafreamazonico#brazilianspinach#alfacesamba#hortasurbanas#hortafsp#hortafmusp#agriculturaurbana#plantbased#producaosustentavel#sustentabilidade#sustentarea#fspusp