Não excluir - Redimensionar para o site (10)

Que Alimento é Esse? Tomate

O tomate (Solanum lycopersicon L.) faz parte da família Solanáceas e a parte comestível é o seu fruto, que pode ser consumido tanto cru quanto cozido. Existem vários tipos de tomate, como o cereja, italiano, carmem e etc.

🍅 É uma das hortaliças mais consumidas no mundo, por ter disponibilidade durante o ano todo e por ter um preço acessível para todas as classes socioeconômicas. Em temperaturas médias maiores que 28ºC, se formam frutos de cor mais amarelada, por conta da redução da síntese do licopeno, responsável pela cor vermelha do tomate, e aumento da concentração de caroteno, que é responsável pela cor amarelada da polpa.

O tomate é uma ótima fonte de carotenóides, como o licopeno, e possui antioxidantes, como a vitamina C, mas dependendo da colheita e modo de preparo, estes antioxidantes podem variar.

Alguns estudos demonstraram que o tomate pode reduzir o risco de algumas doenças, como câncer (próstata por exemplo), diabetes e doenças crônicas degenerativas.

Pode ser consumido tanto in natura (saladas, sucos, tortas) quanto processado (como em molhos).

🍅 E aqui vão algumas receitas para adicionar o tomate no dia a dia:

• Tomate recheado vegano – https://anamariabraga.globo.com/receita/tomate-recheado
• Molho de tomate fresco e prático – cozinha básica – https://www.youtube.com/watch?v=7OtFUwnuzXg
• Torta vegana de tomate – http://vaicomeroque.com.br/tortaveganadetomate/

🍅 Bibliografia

• Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015

• Brasil. Ministério da Saúde. Biblioteca virtual em saúde. Alimentos funcionais. 2015 http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais

• BORGUINI, Renata Galhardo. Avaliação do potencial antioxidante e de algumas características físico-químicas do tomate (Lycopersicon esculentum) orgânico em comparação ao convencional. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, 2006.

• BORGUINI, Renata Galhardo. Tomate (Lycopersicon esculentum) orgânico: o conteúdo nutricional e a opinião do consumidor. Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2002.
.
.
.

Sustentarea #QueAlimentoéEsse #tomate #ComidadeVerdade #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustentável #alimentos #nutrição #plantbased
Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
27 × 10 =