74448237_1967057163398061_6104730578819481600_n

Manifesto Sustentarea: Cap. 1

O documento “Alimentação Sustentável: Manifesto Sustentarea“ discute o que é alimentação sustentável, como as pessoas podem atingi-la, e o que o Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão da USP (NACE) Sustentarea tem feito para ajudar a população a alcançar tal objetivo.

Este manifesto é dividido em três capítulos e hoje vamos falar um pouco sobre o capítulo 1: “O que é sustentabilidade e o que isso tem a ver com alimentação”.

A alimentação sustentável é um conceito bem amplo, mas podemos simplificá-la dizendo que é aquela alimentação que tem baixo impacto para o meio ambiente, utilizando menos recursos naturais como água, terra e emitindo menos gases de efeito estufa na sua produção. E ao mesmo tempo, aquela que impacta positivamente na saúde das pessoas, protegendo contra doenças, além de ser gostosa, fazer parte do nosso hábito alimentar e caber no nosso bolso!

Pra colocar tudo isso no nosso prato, podemos preenchê-lo em grande parte com alimentos de origem vegetal, como cereais integrais, verduras, legumes e frutas, e reduzido em alimentos de origem animal, especialmente a carne bovina. Isso, pois a carne bovina é o alimento campeão de impacto ambiental. A pecuária é o setor que mais promove desmatamento na Floresta Amazônica, sendo responsável por grande parte da derrubada de árvores e pela redução da biodiversidade local. Além disso, esse setor também é responsável por emitir grandes quantidades de gases de efeito estufa, utilizar grandes quantidades de água e terra. Já a maioria dos alimentos de origem vegetal utilizam bem menos recursos naturais em sua produção, além de possuírem diversas vitaminas e minerais, importantes para nossa saúde!

O Manifesto Sustentarea traz diversas informações sobre o assunto, acesse e baixe gratuitamente:
www.fsp.usp.br/sustentarea/publicacoes/manifesto/

#Sustentarea#Manifesto#AlimentaçãoSustentável#AlimentaçãoSaudável
#CiclodePalestras
#Sustentabilidade
#Nutrição
#Alimentação

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
27 − 8 =