95076657_2335965089840598_330568467243597824_o

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

No dia 26 de Abril acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e para conscientizar a sociedade sobre esse problema de saúde pública produzimos esse post informativo com dicas essenciais para a prevenção e controle.

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, ocorre quando o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se, exerce uma força contra a parede das artérias.

A pressão arterial é medida através de um aparelho chamado esfigmomanômetro (esse apresentado na foto) que é usado junto ao estetoscópio, mas também existe a versão digital. Quando medimos a pressão, o ideal é marcar 120 por 80 ou 12 por 8, esse valor é considerado como normal. Os indivíduos considerados hipertensos apresentam pressão igual ou maior que 140 por 90, conhecido popularmente como 14 por 9.
As principais complicações que a pressão alta é o aumento do risco de infarto, derrame cerebral, entupimento das artérias e problema nos rins.

Para prevenir ou controlar a doença, use o mínimo de sal no preparo dos alimentos e para dar sabor na comida adicione temperos naturais como alho, cebola, limão, cebolinha, salsinha, orégano,manjericão, coentro, cominho, açafrão, tomilho. Evite alimentos embutidos (salsicha, salame, presunto, linguiça e hambúrguer), molhos (ketchup, mostarda,maionese,etc.), carnes salgadas (bacalhau, charque, carne seca e defumados), alimentos gordurosos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar.

Procure ter um estilo de vida saudável, consuma diariamente frutas, legumes e hortaliças, pratique atividade física regularmente com orientação de um profissional, durma bem e evite situações de estresse.

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.162 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35).

https://www.hcor.com.br/hcor-explica/cardiologia/hipertensao-a-doenca-silenciosa-que-afeta-o-coracao/

http://www.sbh.org.br/arquivos/perguntas-frequentes/o-que-e-hipertensao

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
12 − 3 =