Não excluir - Redimensionar para o site

Que Alimento é Esse? Agrião

O agrião (Nasturtium officinale) é uma hortaliça folhosa que pertence à mesma família da couve, do repolho e do brócolis. Existem pelo menos dois tipos de agrião, o agrião d’água e o agrião da terra, que se diferenciam quanto a forma de cultivo e com o tipo de folha. Do ponto de vista nutricional o agrião é rico em vitamina C e em sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Os seus talos possuem grandes quantidades de iodo. 

O seu plantio ocorre nos períodos de outono ou inverno, pois se desenvolve melhor em baixas temperaturas (15°C e 16°C). Um fato interessante sobre o agrião é que sua colheita pode ser feita pelo menos quatro vezes após o plantio – basta cortar os talos sem arrancar a raiz da planta para as folhas crescerem de novo.

O agrião pode ser consumido  de diversas formas, como em saladas, sanduíches, sucos, molhos, sopas, bolos ou apenas refogado. Já os seus talos podem compor outras preparações, tais como arroz e omeletes. Que tal fazer uma receita com agrião agora que você já conhece um pouco mais sobre esse alimento? Se você fizer, mande a foto! Vamos amar ver!

Fontes:

https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/agriao
http://www.ceagesp.gov.br/entrepostos/servicos/hortiescolha/agriaoMinistério da Saúde (Brasil). Alimentos regionais brasileiros. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

#Sustentarea #agrião #QueAlimentoÉesse #ComidadeVerdade #Nutrição #AlimentaçãoSustentável #Saúde #Sustentabilidade

Tags: No tags

One Response

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
21 − 13 =