Não mover - Redimensionar site

ODS 5 – Igualdade de gênero

Você já conhece o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de gênero?

A igualdade de gênero se refere à igualdade em direitos, responsabilidades e oportunidades das mulheres e dos homens, bem como das meninas e dos meninos. Ainda vivemos em uma sociedade muito desigual, inclusive em relação ao gênero, e enfrentar esse tipo de desigualdade é fundamental para a existência de uma sociedade sustentável e justa.

O ODS 5 diz respeito justamente à busca por “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.Pensando nas metas do ODS 5, e especialmente naquelas mais ligadas à promoção da alimentação saudável e de uma agricultura sustentável, fica claro que será necessário enfrentar as desigualdades de acesso à terra e renda, acesso à educação e trabalho digno para as mulheres.

Além disso, diminuir a excessiva carga de trabalho doméstico a partir do compartilhamento de tarefas e de oferecimento de serviços públicos (restaurantes coletivos, cozinhas coletivas e creches, por exemplo), eliminar as violências contra as mulheres e meninas, garantir direitos reprodutivos e sexuais, enfrentar a discriminação baseada em raça, etnia, deficiência, cultura, territorialidade, acabar com os casamentos prematuros e aumentar a participação de mulheres na política.Como é possível verificar pelos pontos expostos, existem muitos desafios para alcançar esse objetivo.


Ainda mais preocupante é o fato de que, nos últimos anos, o Brasil não consegue ter grandes avanços para alcançar as metas da ODS 5. A meta 5.2, que fala sobre a “eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos”, em especial, tem encontrado dificuldades para ser alcançada. Em 2018 uma a cada quatro mulheres sofreu algum tipo de violência e na maioria das vezes (76,4%) o agressor era conhecido da vítima, segundo o relatório “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”.

A meta 5.3, que fala sobre a eliminação dos casamentos infantis, também encontra dificuldades em seu cumprimento. O Brasil é o quarto no ranking mundial em casamentos infantis¹. Outro desafio está relacionado à dupla jornada de trabalho realizada pelas mulheres que não permite o descanso. Dados de 2018 da pesquisa “Síntese dos indicadores sociais”,  do IBGE, mostram a diferença na carga de trabalho doméstico e de cuidados.

Você sabia que as mulheres dedicam cerca de 20,9 horas semanais nesses trabalhos enquanto os homens dedicam 10,8 horas? Dados como este e os anteriores deixam claro que será necessária uma luta coletiva para atingir a igualdade de gênero no Brasil. Convidamos você a fazer parte, junto com a gente, dessa luta! Acompanhe as próximas publicações sobre iniciativas realizadas por mulheres!

Quer saber mais sobre as metas e quais delas estão sendo cumpridas? Basta acessar: https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=5 https://www.ipea.gov.br/ods/ods5.html

Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente nos comentários!⁣

Acompanhe também as outras postagens sobre os ODS aqui no site!

Por Taísa Prado, Paloma Borges, Alisson Machado e Nadine Marques

Fontes:

III Relatório luz da sociedade civil da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável Brasil. Disponível em: https://gtagenda2030.org.br/relatorio-luz/relatorio-luz-2019/

Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 5. Disponível em https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/06/Glossario-ODS-5.pdf

¹ Fechando a brecha: Melhorando as leis de proteção à mulher contra a violência”. Disponível em: <http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Fechando-a-Brecha-WBL-Port.pdf>”

⁣#ONU #Sustentarea #gênero #ODS5 #ODS  #Mulheres #Agroecologia #IgualdadedeGênero #equidade 

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
8 × 7 =