Não excluir - Redimensionar para o site (1)

Que Alimento é Esse? Tamarindo

O tamarindo (Tamarindus indica L.) é um fruto que apresenta forma de vagem, cuja polpa é macia e escura quando madura. Possui sabor doce, porém bastante ácido. A estocagem dos seus frutos por longos períodos é, entretanto, um problema devido à fragilidade da sua casca, que se quebra com facilidade, expondo seu conteúdo, que por sua vez, pode sofrer reação enzimática ou ação da umidade, acelerando seu processo de degradação.

É encontrado nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, sendo originário da África tropical. O maior produtor mundial de tamarindo é a Índia, cuja produção anual estimada é de 250 mil toneladas.

A utilização do tamarindo se dá, principalmente, a partir da polpa, no preparo de doces, sorvetes, licores e sucos concentrados. É usado também como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos. São utilizados suas raízes, cascas, fibras, folhas e principalmente frutos, como fonte de energia para a alimentação humana. Alem disso, o tamarindo possui grande quantidade de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

E aí, ficou com vontade de experimentar o tamarindo?

Fontes:
1- Ministério da Saúde. Alimentos regionais brasileiros. 2ª edição. Brasília – DF. 2015.
2- Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 4ª edição revisada e ampliada. Campinas/SP, 2011.

_
Por Esther Letícia (@estherletamorim)
.
.
.
#Sustentarea #tamarindo #QueAlimentoÉesse #ComidadeVerdade #Nutrição #AlimentaçãoSustentável

One Response

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
13 − 7 =