Centro de Memória

Centro de Memória no ar!

Grupo de Estudos e Pesquisas História, Memória e Proteção à Saúde

Maria Cristina da Costa Marques

Coordenadora do Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública – USP

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Memória e Proteção à Saúde da FSP-USP

Professora Doutora do Departamento de Gestão, Política e Saúde, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Doutorado e Mestrado em História das Ciências/História Social pelo Departamento de História, FFLCH – USP. Graduada em Enfermagem com Especialização em Saúde Pública. Estágio de Formação em Demografia Histórica na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales/ Paris/França e de Doutorado Sanduíche na London School of Tropical Medicine. Experiência docente, ensino, pesquisa e cooperação técnica em saúde coletiva, história da saúde e ciências humanas em saúde, com interesse em políticas públicas, proteção à saúde com ênfase em vigilância e história social da saúde.

Áreas de interesse:  Políticas públicas, proteção à saúde com ênfase em história social da saúde e vigilância.

Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro

Historiadora (FFLCH-USP), Doutoranda e Mestra em Saúde Pública (FSP-USP), Especialista em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa Memória, História e Proteção à Saúde da FSP-USP e do Grupo Salus – Estudos das Práticas Médicas e de Saúde (FMUSP). Atua como Pesquisadora no campo da História das práticas médicas e sanitárias e da História das Doenças em interface com a Saúde Coletiva, com especial atenção à Epidemia de Gripe Espanhola de 1918 sob a perspectiva das forças sociais operantes, das conjunturas e estruturas, da dialética das temporalidades e da determinação social da saúde, com investigações apoiadas pela Capes e pelo CNPQ. Desde 2005, envolve-se em projetos de memória institucional e educação profissional em Saúde Coletiva com implantação e gestão de Centros de Documentação, sendo Historiadora-colaboradora no Centro de Memória da FSP-USP, desde 2018. Possui experiência docente em Graduações e Programas de Residência Multiprofissional e Pós-Graduação em Saúde, em coorientação de iniciação científica e co-supervisão de estágio acadêmico e como facilitadora no uso de tecnologias leves no cotidiano do cuidado. É autora de material didático para mídias educacionais digitais e de produção bibliográfica em História da Saúde e em Educação Permanente em Saúde.

Áreas de interesse:  História social das práticas médicas e sanitárias. História social da doença.

Carla Lisboa Porto

Doutora em História Social (bolsista FAPESP, processo 2013/16028-1) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Assis (2017); licenciada em História, pela Universidade do Sagrado Coração*(2012) (*atualmente UNISAGRADO); Mestre em História Social (bolsista CAPES), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Assis (2008) e graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo), pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2002). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Cultura, Política e Sociabilidade, com certificação do CNPq desde março de 2005, e do Grupo de Estudos de História e Memória, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP), desde setembro de 2020, quando iniciou seu estágio de Pós Doutoramento na mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Narrativas orais e representações sociais de grupos minorizados (por meio da metodologia de História Oral) além de outras modalidades de escritas de si; Identidade, Questões de Gênero e étnico-raciais; Locais e redes de Sociabilidade; Memória; Memórias traumáticas; História da Saúde Coletiva; Patrimônios Difíceis. Atualmente, desenvolve a pesquisa “Memória, sociabilidade e militância: Narrativas de filhos de antigos pacientes de leprosos no Estado de São Paulo (1967-2018)” para estágio de pós doutoramento na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Danilo Fernandes Brasileiro

Enfermeiro, servidor público do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Aluno de Doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2018-2022). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Atualmente desenvolve a Tese denominada: “Gênese de Políticas Nacionais de Saúde: o que revelam os ministros da saúde do Brasil entre 1995 a 2016?”.

Felipe Daiko Fraga

Sanitarista (USP) Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) na Linha de Pesquisa “Política, gestão e saúde” e Sublinha “Estado, sociedade e produção da saúde”. Diretor de Gestão Estratégica na Secretaria Municipal de Saúde de Santo André. Atuou como Coordenador das Equipes Multiprofissionais e de Humanização dos 03 Hospitais de Campanha de Santo André em 2020. Membro do grupo de pesquisa “História e Memória e Proteção à Saúde” da Faculdade de Saúde Pública da USP e integrou o grupo de pesquisa “Teoria Social, Mudanças Contemporâneas e Saúde” na linha de pesquisa “Formação social brasileira e proteção à saúde”. 

Áreas de interesse: Desigualdade em Saúde. Desigualdade Social. Saúde Coletiva. Epidemiologia Crítica. Formação Social Brasileira.

José Farias

Atualmente é graduando em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Sendo Bolsista do Programa Unificado de Bolsas da USP, desenvolve a pesquisa de iniciação científica ”Raça, Racismo e História da Saúde Pública”, no campo das Relações Raciais na Saúde, em que investiga os meandros teóricos e políticos das produções acadêmicas em saúde sobre racismo, desigualdade racial, raça e cuidado numa perspectiva social e histórica; a referida pesquisa foi apresentada no I Congresso Paulista de História das Práticas Médicas e de Saúde organizado pelo Centro de Memória da FSP-USP e pelo Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP, e foi aceita para ser apresentada na Terceira Conferência Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos 2024 do ALARI/Harvard –  Afro-Latin-American Research Institute at Harvard University. Atuando como Estudante Pesquisador na FSP-USP, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas ”História, Memória e Proteção à Saúde” da FSP-USP, coordenado pela Professora Associada Maria Cristina da Costa Marques, e do Grupo de Pesquisa ”Micropolítica e Saúde” da FSP-USP, coordenado pela Professora Associada Laura Feuerwerker. Além disso, é Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP/USP e Aluno Monitor em algumas disciplinas no diálogo entre ciências humanas e saúde. 

Temas de interesse: racismo, desigualdade racial e raça na produção de saúde e cuidado; políticas de saúde, colonialidade e decolonialidade; micropolítica, genealogia, filosofia política; história da saúde pública; relações raciais.

ORCID

Jaciara Fatima da Silva

Graduanda em Saúde Pública, pela FSP-USP. Bolsista de iniciação científica no projeto “Narrativas históricas e a pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática”, orientado pela Profª Dra. Maria Cristina da Costa Marques e com a supervisão da Ma. Anna Cristina Rodopiano de Carvalho. A pesquisa citada, tem como principal objetivo, entender como a perspectiva histórica está sendo utilizada no campo da Saúde Coletiva durante a pandemia de Covid-19, buscando contribuir portanto, no debate sobre a perspectiva histórica na Saúde Pública/Saúde Coletiva e no pensamento científico.

Áreas de interesse: Perspectiva histórica na Saúde Coletiva. História da Saúde Coletiva. Memória. Políticas públicas no Brasil e construção do SUS. Narrativas orais e Memória das mulheres sanitaristas.

João de Oliveira Gusmão

Estudante da graduação em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP/FSP-USP. Participa e Coordena a extensão universitária Jornada Universitária da Saúde (JUS) (2019-2021). Contemplado pelo PUB/USP e pela FAPESP em projetos de pesquisas relacionadas aos movimentos do campo da saúde pública no Brasil do século XX (2019-2021). Tem como objeto de pesquisa o produto da intersecção entre História e Saúde, que busca entender os processos e projetos formativos em saúde pública no Estado de São Paulo, durante o século XX, identificando os principais elementos formativos que constroem o perfil desses trabalhadores influenciados por ideologias institucionais, governamentais e políticas da época.

João Victor Radica

Graduado em ciências ambientais, graduando em saúde pública, apaixonado pela área de gestão e história da saúde no Brasil.

Luciana Shimizu Takara

Formada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Fisioterapia para Tratamento de Pacientes com Disfunções Cardiorrespiratórias, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade São Paulo (Unifesp), possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é aluna do programa de Doutorado em Saúde Pública pela Universidade São Paulo (USP), sendo orientada pela Profa. Dra. Maria Cristina Marques, que trabalha seu projeto intitulado “Mapa do monitoramento pós-mercado de medicamentos no Brasil e eventuais impactos da dinâmica dos modelos pré e pós- mercado na qualidade dos produtos comercializados”. É Gerente Sênior de assuntos governamentais e regulatórios na US Pharmacopeia desde 2017 e previamente ocupou diversos cargos gerenciais na Agência National de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2010, ganhou o prêmio Silver Sponsorship, Categoria Jovem Pesquisadora pela European Respiratory Society. Autora de artigos em revistas nacionais e internacionais (Boletim da Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário 2021; Brazilian Journal of Medical and Biological Research 2012, European Respiratory Journal 2011, Respiratory Medicine 2010, Thorax 2010, Revista Brasileira de Fisioterapia 2007).

Maria Rosa da Silva

Professora do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e integrante do projeto de extensão universitária sorriso plantão há 18 anos. Doutoranda na Universidade de São Paulo (USP) com intercâmbio na Universidade do Minho em Portugal, sua tese apresenta relevantes publicações acadêmicas na temática de palhaço de hospital.
ORCID

Pedro Henrique Oliveira Coelho

Psicólogo, bacharel em psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrando em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador em história das drogas e história da psiquiatria. Atualmente pesquisa o processo de incorporação de substâncias psicoativas na terapêutica psiquiátrica paulista das décadas de 1950/1960, problematizando as rupturas, continuidades, tensionamentos, assimilações, negociações, adaptações, conflitos e resistências presentes na configuração de uma dinâmica prescritiva de psicofármacos em contraposição ao recrudescimento proibitivo de outras substâncias psicoativas.

Raquel Saad de Avila Morales

Psicóloga, diretora teatral e artista. Desenvolve Doutorado Direto pelo Programa de Psicologia Social no IP-USP, com bolsa FAPESP. Integrante dos grupos de estudo “História, memória e Saúde Pública” (FSP-USP), “SALUS – Grupo de Estudos de História das Práticas Médicas e de Saúde” (FMUSP), “GLEPeB – Grupo Livre se Estudos Pensando Branquitude” (UNICAMP), além de compor o “Coletivo Psicologia da Descolonização e América Latina”. Como psicóloga, oferece atendimentos – individuais e em grupo – a partir da terapia corporal, da arteterapia e do psicodrama. Sua tese de doutorado vem investigando o discurso produzido sobre a loucura na “Revista Médica de São Paulo: Jornal Prático de Medicina, Cirurgia e Higiene” (1898-1914), busca compreender quais tipos de comportamento eram considerados desviantes e de que forma os médicos buscaram intervir sobre eles, tanto nos hospícios quanto fora deles. A ideia, porém, é partir do debate mais localizado sobre a loucura nos hospícios para, depois, ampliá-lo para questões de gênero e raça, relacionando-as ao padrão de normalidade que o grupo de médicos colaboradores da Revista buscavam construir nos primórdios do Brasil República, em tempos de estruturação e consolidação do Estado nacional brasileiro.
ORCID

Suzana Cesar Gouveia Fernandes

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Butantan, onde atua como Diretora do Centro de Memória e cursa o pós-doutoramento da Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: instituto Butantan, acervos de ciência e saúde e gestão de documentos científicos. Seu Pós-Doc “A Faculdade de Saúde Pública da USP e a produção de arquivos de ciência e saúde: conhecer para preservar”, tem por objetivo identificar a produção e o fluxo interno da documental científica produzida pelo Departamento de Política, Gestão e Saúde, para a criação de uma programa continuado de desenvolvimento da pesquisa em história da saúde, uma vez que visa preservar esta memória histórica e propor uma gestão para a documentação produzida na atualidade, por meio da criação de uma política interna de gestão a ser adotada no Centro de Memória da Faculdade.

ORCID

Thiago Alberto Souza Soares

Cientista social e atualmente mestrando em Saúde Pública, estuda o tema sobre cuidado e auto-cuidado dos homens negros. Assessor técnico no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

ORCID

Victória Guerra

Graduanda em Saúde Pública, pela FSP-USP, ingressou no grupo de estudos no primeiro ano da graduação (2019) e tem como objetivo compreender o tema da saúde indígena na saúde pública e na produção de conhecimento no campo, de maneira a dar visibilidade à temática na formação de sanitaristas. Iniciou, em 2020, a Iniciação Científica com a profª Maria Cristina da Costa Marques e com a supervisão da Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro, que abarcou o objetivo supracitado, pude compreender a situação considerando os indicadores de saúde e a constituição de políticas de proteção aos povos originários, além de realizar um levantamento bibliográfico, utilizando as diretrizes de uma revisão integrativa.

Bianca Ferreira

Estagiária do Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública – USP

Graduanda em História pela FFLCH-USP.