É mês de Festa Junina!

Ontem, dia 24 de junho, foi comemorado o dia de São João!

sao-joaoMas, falando em São João, você sabe qual o real significado da Festa Junina? Elas são muito mais antigas do que todo mundo pensa. O surgimento se deu em países católicos da Europa, como uma homenagem a São João. Nesta época, a festa era chamada de “Joanina”.

Posteriormente, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. Por coincidência, durante o mês de junho os índios que habitavam o Brasil realizavam rituais comemorativos para celebrar a agricultura. Sendo assim, as festas se fundiram e os pratos passaram a utilizar alimentos nativos, como mandioca e milho. Hoje, nas Festas Juninas, muitas delícias típicas são derivadas do milho verde, justamente porque junho é a época propícia para a colheita deste grão. Além disso, outros alimentos como o amendoim e a mandioca também servem de base para as preparações juninas.

Provavelmente, o nome “Junina” foi uma adaptação que veio com o tempo, já que as comemorações ocorrem predominantemente no mês de junho.

Agora que você já conhece toda esta história, que tal se deliciar com uma receita típica das Festas Juninas?

cuscuzCuscuz Paulista

Ingredientes: 

Cebola picada: 1 unidade

Alho picado: 2 dentes

Azeite: 1 colher (sopa)

Tomate sem semente picado: 1 unidade

Milho fresco cozido (ou congelado): 1 xícara (chá)

Ervilha fresca cozida (ou congelada): 1 xícara (chá)

Sardinha (na água): 1 lata

Atum (ao natural): 1 lata

Cebolinha a gosto

Salsinha a gosto

Sal a gosto

Água: 2 xícaras (chá)

Molho de tomate (de preferência caseiro): 3 col. (sopa)

Farinha de milho: 3 xícaras (chá)

Ovo cozido fatiado: 1 unidade

Equipamentos e utensílios: Panela média, faca, colher, tábua, espátula, abridor de latas, xícara, forma de buraco no meio.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o tomate, o palmito, o milho, a sardinha, o atum, a cebolinha, a salsinha, o sal, a água e deixe cozinhar. Coloque o molho de tomate a vá adicionando a farinha de milho e mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Unte uma forma de buraco no meio com azeite e distribua no fundo as fatias de ovo cozido. Despeje a massa quente e pressione com as costas de uma colher. Deixe esfriar e desenforme. Sirva frio ou morno.
Rendimento: 16 porções
Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos
Porção: 230g
Valor energético (kcal) – 155,05
Carboidratos (g) – 28,76
Proteínas (g) – 6,85
Gorduras Totais (g) – 1,75
Gorduras Saturadas (g) – 0,46
Fibra Alimentar (g) -2,97
Sódio (mg) – 199,93