Aconteceu!: “I Encontro para a Promoção da Amamentação do Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza”

O “I Encontro para a Promoção da Amamentação do Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza”, ocorrido no último dia 06 de agosto, foi um sucesso! O encontro se deu em conjunto com os demais profissionais do Centro de Saúde, visando integrar a rede de eventos que ocorreram ao longo da Semana Mundial da Amamentação.

As atividades do período da manhã foram abertas e voltadas ao público geral. Primeiramente, ocorreu o primeiro encontro da Oficina Temática conduzido pelas estagiárias curriculares de Nutrição da FSP Julia Nagle e Larissa Ishigai, que abordaram o tema “Amamentação e Alimentação Complementar – Preparando a mãe e o bebê para a volta ao trabalho”. Maiores detalhes sobre este evento serão postados em algumas semanas, ao término dos três encontros da Oficina. Em seguida, as mamães aprenderam a utilizar os carregadores de bebês (slings) com a consultora Rosângela Alves, do Sampa Sling, na atividade “Slingada: dar colo é tudo de bom!”, realizada no jardim da FSP. A enfermeira Cristina Bernat, do Centro de Saúde, fez uma atividade prática sobre relaxamento e consciência corporal para gestantes, e a Ana Lúcia de Moraes, responsável pelas práticas integrativas no Centro de Saúde, falou sobre a shantala, um tipo de massagem para bebês, e sua importância para o fortalecimento do vínculo mãe-filho. Para fechar em grande estilo as atividades do período da manhã, tivemos a apresentação musical do grupo Materna em Canto, um coral de mães com repertório voltado para o público feminino e infantil. A apresentação foi no jardim da FSP, e emocionou mães, crianças e todo o público que por ali passava.

Na parte da tarde, as atividades prosseguiram com o seminário intitulado “Amamentação e trabalho materno: como apoiar a mulher”. A nutricionista Viviane Laudelino Vieira, do CRNutri e do blog Maternidade sem Neura, abordou a “Promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno”, seguida da parceira de blog e também nutricionista da Secretaria Estadual de Educação Dione Moraes Pavan, que contou a sua própria história como mãe que trabalha e continua amamentando. Em seguida, a advogada Priscila Cavalcanti Albuquerque Carvalho, da Artemis, trabalhou o tema “Legislação, práticas de proteção à maternidade e programas de apoio à amamentação no local de trabalho”. Com um direcionamento mais técnico, a nutricionista Vanessa Sayuri Nagaishi, do CRNutri, abordou a ordenha, armazenamento e utilização do leite humano, seguida pela nutricionista Samantha Caesar de Andrade, também do CRNutri, que falou sobre aconselhamento durante a amamentação. Finalizando o ciclo de palestras, a farmacêutica Fabiana Cainé Alves da Graça, membro da IBFAN Brasil e Consultora Internacional em Amamentação pela IBCLC, abordou a NBCAL (Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Protetores de Mamilos) e amamentação, explicando o que os profissionais precisam saber sobre a comercialização de produtos para lactentes.

Para os inscritos que não retiraram seus certificados, estes estarão disponíveis no Serviço de Aprimoramento da Faculdade de Saúde Pública. Abaixo, tenha acesso às aulas proferidas no seminário do período da tarde e confira também algumas fotos do evento.

Amamentação e trabalho materno – como apoiar a mulher

A história real de uma mãe que trabalha e continua amamentando

Legislação, práticas de proteção à maternidade e programas de apoio à amamentação no local de trabalho

Ordenha, armazenamento e utilização do leite materno

Aconselhamento em amamentação

NBCAL e amamentação – o que os profissionais precisam saber sobre comercialização de produtos para lactentes

DSC_0044 DSC_0063

DSC_0112 DSC_0131

DSC_0189 DSC_0750

DSC_0400 DSC_0827

DSC_0876 DSC_0960

DSC_0989 DSC_1011

DSC_1066 DSC_1113

DSC_0972 DSC_1172 (128)

DSC_1172 (82)