ACONTECEU!: Oficina Temática “Nutrição e Gestação”

oficina amamentaçãoAconteceu nos últimos dias 15, 22 e 29 de outubro a Oficina Temática “Nutrição e Gestação”, realizada pelas estagiárias do curso de Nutrição da FSP Marcela R. G. Molina e Maressa Santos. A oficina teve como tema as principais questões sobre alimentação, ganho de peso e sintomas típicos durante a gestação.

No primeiro encontro, foram discutidos os conceitos sobre ganho de peso, amamentação, alimentos proibidos e sintomas típicos que aparecem na gestação, como constipação, enjoos e azia. O tema foi abordado através da dinâmica “Verdade ou Mito”, em que as participantes sorteavam perguntas como: “A gestante pode comer por dois?”, “Ficar sem comer melhora o enjoo?”, “A gestante pode tomar chá?” e “Amamentar emagrece?”. As trocas de experiências entre as gestantes e o esclarecimento de dúvidas tornaram o encontro rico e interessante!

No segundo encontro, foi trabalhada a composição dos alimentos industrializados. Para melhor compreensão e visualização, foram utilizados tubos com as quantidades definidas de sal, gordura e açúcar indicadas na porção. As participantes ficaram surpresas ao descobrir que as quantidades de açúcar presentes em um copo de suco de caixinha e de refrigerante são as mesmas (2 colheres de sopa). Com a orientação sobre a leitura dos rótulos, esperou-se reforçar neste grupo a importância da redução do consumo de alimentos industrializados – ricos em sal, açúcar e gordura – e a preferência para os alimentos in natura.

oficina amamentação 2No terceiro dia, foi ressaltada a importância de uma alimentação equilibrada com enfoque nos nutrientes essenciais durante a gestação. As estagiárias organizaram uma dinâmica sobre a montagem de um prato saudável, na qual as participantes puderam escolher livremente os alimentos para um café da manhã, almoço e lanche. Com a discussão foi possível abordar o fracionamento adequado das refeições, as porções de cada grupo alimentar e os nutrientes essenciais nesta fase, como ácido fólico, ferro e cálcio. Ao final, como confraternização, todas degustaram um delicioso bolo de banana sem farinha e sem açúcar (clique na imagem abaixo para conferir a receita!).

oficina amamentação 3