Gostosuras e travessuras com a abóbora!

     No dia 31 de outubro muitas partes do mundo celebram o Halloween, que no Brasil é conhecido como Dia das Bruxas. Apesar desse dia estar muito associado a cultura norte-americana, o Halloween teve sua origem na Inglaterra e lá representava a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, dia 1º de novembro.abb-2

     Um dos maiores símbolos do Dia das Bruxas é a abóbora. A tradição de abóboras entalhadas utilizadas nesse dia surgiu nos Estados Unidos: uma lenda conta sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu enganar o diabo e vagava como morto-vivo, e a partir daí surgiram as abóboras iluminadas com uma feição maligna entalhada.

     Travessuras à parte, do ponto de vista socioeconômico, a abóbora tem significativa participação na alimentação de muitos países devido às suas características nutricionais e à coloração atraente, além de fazer parte da alimentação básica das populações de várias regiões do Brasil. Também conhecida abóbora-amarela e jerimum, designações comuns do fruto da aboboreira, esta hortaliça é fonte de vitaminas do complexo B, carotenóides precursores de vitamina A, e minerais como cálcio, potássio e fósforo.

Resultado de imagem para preparacoes com semente de abobora

      A abóbora pode ser aproveitada integralmente, já que suas partes não convencionais (cascas e sementes) também são utilizadas em preparações culinárias, devido ao seu excelente valor nutricional e ser uma forma de redução na produção de lixo orgânico.

      A casca da abóbora é uma fonte importante de fibras, e tem uma espessura fina e rígida, sendo possível ser utilizada em preparações cozidas, em refogados, sopas e ralada em recheios de tortas.Resultado de imagem

     As sementes são fontes de aminoácidos essenciais, ácidos graxos mono e poliinsaturados, fibras, compostos bioativos, além de vitaminas e minerais. Entretanto, só devem ser consumidas após a aplicação de um tratamento térmico (ex.: cozimento), para redução de compostos antinutricionais presentes nas sementes cruas. Sabendo que o consumo regular dos compostos bioativos traz inúmeros benefícios à saúde, e que o tratamento térmico, principalmente o cozimento, reduz em quantidade significativa dos compostos antinutricionais, é possível utilizar as sementes de abóboras na fortificação e/ou elaboração de alimentos, além de ser uma excelente forma de petisco e tempero para saladas.

   Consulte nosso post de Receitas para maiores informações sobre as preparações culinárias, e tenha em sua mesa excelentes fontes de nutrientes!

Referências:

CEAGESP, 2016. Descubra qual a relação da abóbora com o Dia das Bruxas. Disponível em: <http://ceagespoficial.blogspot.com.br/2016/10/descubra-qual-relacao-da-abobora-com-o.html>.

MONTEIRO, B. A. Valor nutricional de partes convencionais e não convencionais de frutas e hortaliças. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, 2008. 62 f. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/90630>.

STORCK, C. R.; NUNES, G. L.; OLIVEIRA, B. B.; BASSO, C. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Ciência Rural, Santa Maria, v.43, n.3, p.537-543, 2013.

VERONEZI, C. M.; JORGE, N. Aproveitamento de sementes de abóbora (Cucurbita sp) como fonte alimentar. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.14, n.1, p. 113-124, 2012.