Mercado Municipal de Pinheiros: opção de passeio, compras e alimentação

O famoso “Mercadão de São Paulo” muita gente já conhece mas e o Mercado Municipal de Pinheiros, você já ouviu falar?
Inaugurado em 1910, o Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, popularmente conhecido como Mercado de Pinheiros possui endereço na Rua Pedro Cristi, 89 (próximo ao metrô Faria Lima e a Rua Teodoro Sampaio).
O mercado tem uma extensa área de mais de 4 mil m² e conta com diversos boxes que vendem  uma grande diversidade de produtos, dentre eles frutas, verdura, legumes, cereais, grãos, condimentos, especiarias, carnes, peixes, aves etc. Além dos boxes o local também possui restaurantes onde você pode apreciar sabores da culinária brasileira, italiana, etc.

Mercado Municipal de Pinheiros
Mercado Municipal de Pinheiros

Mas a grande novidade é que o Mercado traz desde 2016 uma nova cara. Em parceria com o Chef Alex Atala, a prefeitura da cidade de São Paulo deu início a um projeto de revitalização do Mercado com o objetivo de tornar o local mais atrativo e que valorize a cultura brasileira.
Com a revitalização o mercado ganhou três boxes que representam os cinco biomas brasileiros (Box Mata Atlântica e Amazônia, Box Caatinga e Cerrado, Box Pampas), onde são vendidos produtos típicos das diversas regiões do brasil, oriundos também de pequenos produtores (castanhas, farinhas, temperos, polpas, artesanato).

Placas dos boxes que representam os biomas
    Placas dos boxes que representam os biomas

Além dos boxes já citados, o restaurante Mocotó Café que também integra o processo de revitalização, sendo o único dos espaços que além de vender produtos (farinhas, molhos de pimenta, etc) também serve preparações típicas como baião de dois, dadinhos de tapioca, sorvete de rapadura, etc.

Espaço do restaurante Mocotó
Espaço do restaurante Mocotó

E você já conheceu o Mercado de Pinheiros? Se não é uma ótima opção de passeio com os amigos e família.

DICA: O mercado participa do projeto da Prefeitura de São Paulo “Quinta da Economia”, e toda quinta parte* das frutas, legumes e verduras podem ser adquiridas por até R$ 2,99 o quilo ou a unidade.
*A escolha fica a critério dos comerciantes e pode variar a cada semana, dependendo da escassez e oscilação de valores dos itens.