Oficina culinária com o Grupo de Incentivo à Saúde

oficina-gis-todos

O Grupo de Incentivo à Saúde (GIS) é um dos grupos realizados pelo CRNutri, no qual frequentam pessoas que passaram anteriormente em atendimento nutricional. No encontro do mês de setembro aconteceu uma vivência prática na cozinha, organizada por nutricionistas aprimorandas do CRNutri, com o apoio de estagiárias. Participaram da oficina integrantes do GIS e uma residente de Práticas Integrativas Complementares.

Os pratos preparados e sugeridos pelos próprios participantes foram arroz integral com legumes, feijão carioca, farofa de banana e salada. Aproveitou-se para fazer uma água aromatizada com limão e melissa, retirada da horta da Faculdade de Saúde Pública. Os participantes prepararam os pratos conforme fazem em casa e trocaram experiências culinárias durante a oficina, de qualquer forma, compartilhamos opções de receitas. Enquanto os pratos eram experimentados, compartilhou-se o modo de preparo de cada receita, bem como as diversas forma de se preparar um alimento e aproveitá-lo de forma integral. 

oficina-gis

A oficina culinária foi uma forma de incentivar o consumo da comida brasileira, com alimentos que fazem parte da nossa história alimentar e cultural. Além de resgatar as habilidades culinárias, que envolvem desde a seleção dos alimentos até o seu preparo e apresentação em um prato, as quais são estimuladas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (acesse o Guia). Para saber mais sobre a importância do cozinhar e como começar, clique aqui.

Elaborado pelas nutricionistas Denise Miguel, Eloísa Stavale e Gesiê Castro.