ACONTECEU: Dia Mundial da Alimentação na Creche Saúde

A Creche Saúde está localizada na Faculdade de Saúde Pública e atende filhos(as) de funcionários e docentes da Universidade de São Paulo, contemplando as necessidades de desenvolvimento intelectual e o acesso ao saber, bem como o direito à socialização, às vivências infantis e aos cuidados assistenciais específicos e necessários.

O  CRNutri,  em parceria com os funcionários da creche, desenvolveram uma atividade com as crianças em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Tudo começou com uma conversa com as crianças sobre preparações e atividades preferidas: o macarrão foi o mais citado entre os alimentos preferidos e o esconde-esconde ganhou entre as atividades.

Assim, no dia 26 de outubro, aconteceu uma oficina culinária com cerca de 15 crianças, e elas, literalmente, colocaram a mão na massa!

Foram feitos três tipos de macarrão, com o objetivo de criar cores diferentes de massa utilizando verduras ou legumes. Os escolhidos da vez foram a cenoura, a beterraba e o espinafre.555

Antes de cozinhar, as crianças participaram de  um caça ao tesouro para encontrar os três ingredientes especiais que deixariam o macarrão verde, laranja e roxo, utilizando dicas que caracterizam esses alimentos, como cor, sabor e textura. Por exemplo, no caso da beterraba: “Sou redonda e tenho uma cor bem forte e viva. Fico uma delícia crua ou cozida. Nasço embaixo da terra e quem me come fica com a língua roxa”.

As crianças fizeram tudo: bateram os ingredientes no liquidificador, misturaram na farinha, mexeram com as mãos, e com seus rolinhos abriram a massa, ficando livres para escolher o formato do macarrão.

macarrao

A oficina contou com um cooktop elétrico que foi usado para o cozimento do macarrão de modo que as crianças pudessem ver todo o processo. Cada criança temperou o macarrão conforme preferência, podendo escolher entre azeite, manjericão fresco da horta da faculdade e queijo ralado.444

Você poder fazer o macarrão colorido em sua casa, a receita está neste link.

As crianças adoraram, e você com certeza vai adorar também!

Redação: Nutricionista Eloisa Rodrigues Stavale CRN-3  50053/p