Receita de macarrão colorido

Ingredientes
Macarrão verde
– 500 g de farinha de trigo
– 4 ovos
– 1 colher de café de sal
– ½ maço de espinafre branqueado*

Macarrão rosa
– 500 g de farinha de trigo
– 3 ovos
– 1 colher de café de sal
– 1 beterraba pequena assada**

Macarrão amarelo
– 500 g de farinha de trigo
– 4 ovos
– 1 colher de café de sal
– 1 cenoura pequena assada**

* Retirar os talos do espinafre e lavar as folhas em água corrente (os talos podem ser congelados e aproveitados para compor outras preparações, como arroz, bolinho, recheio de torta e sopa). Em uma panela com água fervida, deixar parte das folhas de espinafre por 30 segundos, transferi-las em seguida para um refratário com água gelada e secar as folhas com um pano multi-uso. Repetir o processo com todas as folhas.

** Pré-aquecer o forno a 150°C. Em seguida, retirar a casca do legume e envolvê-lo em papel alumínio. Colocar em uma fôrma e assar por cerca de 40 minutos ou até que esteja macio.

Modo de preparo do macarrão colorido
1. Em um recipiente, misturar a farinha e sal e fazer um buraco no centro.
2. Bater no liquidificador os ovos e a verdura/legume.
3. Colocar a mistura no centro do recipiente com farinha e sal.
4. Misturar, com o auxílio dos dedos, o conteúdo do centro para a borda do recipiente e, posteriormente, com o auxílio das mãos, formar uma massa homogênea.
5. Em uma bancada limpa, sovar a massa por cerca de 10 minutos.
6. Voltar a massa ao recipiente e cobrir com papel filme. Levar à geladeira por 30 minutos.
7. Abrir a massa com o auxílio de um rolo e fazer o formato que desejar. Se possível, utilizar um cilindro específico para atingir uma espessura menor.
8. Cozinhar a massa em uma panela com água fervente e observar o tempo de cozimento, que varia conforme espessura (média de 2 a 4 minutos).

Obs.: A massa também pode ser congelada crua. Para isso, secar a massa por 30 minutos, isto é, estender a massa moldada em uma bancada com farinha polvilhada. Retirar do congelador, aguardar descongelar e cozinhar da mesma forma.

Bom apetite!