Alimentação saudável é cara?

Você sabia que a alimentação rica em frutas, legumes e verduras frescos é mais barata do que uma alimentação rica em alimentos processados e ultra processados?
Cálculos realizados a partir de uma pesquisa dos gastos médios de brasileiros com a aquisição de alimentos mostram que, apesar de verduras, legumes e frutas serem em geral mais caros que outros alimentos, uma alimentação baseada nesses grupos de alimentos e em preparados em casa é mais barata, além de ser bem mais saudável!

Mas então porque é tão comum dizer que uma alimentação saudável é cara?

posts_2910
Primeiramente, pela ideia de que, para ter uma alimentação saudável é preciso consumir alimentos específicos, como aqueles suplementados com vitaminas, importados ou encontrados apenas em algumas regiões do país, o que não é verdade.
Além disso, a mídia expõe frutas e verduras específicas para a perda de peso e que fornecem benefícios para saúde, mas o importante é variar! E nem todas as variedades são caras, especialmente quando adquiridas na época de safra do alimento ou em locais com menos intermediários para comercialização como sacolões, varejões, feiras e pequenos agricultores urbanos (hortas comunitárias, por exemplo).

Então como fazer para consumir esses alimentos de forma mais acessível?

Por meio do calendário dos alimentos da época ou de comercialização nos sites da Central de Abastecimento (Ceasa) de sua região você pode verificar o período no qual há maior produção de alimentos in natura, e assim comprar de acordo com a sazonalidade. Em São Paulo temos o site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

Você também pode encontrar a feira de orgânicos mais próxima de sua residência nesse link.
Hortas caseiras são ótimas para ter acesso facilitado a alimentos in natura! Aprenda a fazê-las acessando os materiais:

Horta em pequenos espaços

Cartilha para plantio de pequenos jardins urbanos

Para manter uma alimentação diária com esses alimentos, mesmo comendo fora de casa, você pode levar a comida de casa para o trabalho ou comer em restaurantes a quilo.

Vale lembrar que frutas, verduras e legumes devem estar sempre associados a outros grupos de alimentos, que são mais baratos, como arroz, feijão e batata, que fazem parte das tradições alimentares brasileiras.

Elaborado por: Eloisa Rodrigues Stavale CRN-3 50053/P

Referência:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de
Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília,
2014. 156p.