Aconteceu: V Encontro para promoção, proteção e apoio à amamentação

Oficina BLW- a oficina foi realizada no jardim da faculdade por meio de um piquenique no qual as pessoas puderam vivenciar e conhecer a abordagem BLW (Baby-led Weaning), foi conversado sobre a alimentação complementar e a importância do respeito e da autonomia do bebê nesse processo, ajudando a desenvolver sua coordenação motora e despertando o interesse e curiosidade pelos alimentos. As mulheres e seus bebês ficaram em tatames em uma roda de conversa junto da coordenadora da atividade, Viviane L. Vieira (nutricionista do CRNutri) enquanto desfrutavam do piquenique.

Oficina BLW

Exibição filme “Tigers”– Este documentário conta a história de Syed Aamir Raza e retrata o cenário de países em desenvolvimento e a forte presença das grandes multinacionais, as quais se impõem na sociedade afirmando que seus produtos são melhores do que a amamentação. Em decorrência desses países possuírem uma população de baixa renda e sem saneamento básico adequado, o uso de fórmulas infantis ocasiona a morte de milhares de bebês por desnutrição e diarreias. O debate que se seguiu ao filme buscou discutir a situação da amamentação de forma nacional e internacional, além de questionar o quanto as grandes empresas estão presentes em nosso dia-a-dia e na forma de pensar na sociedade.

Exibição filme “Tigers”

Oficina de pintura de barrigas para gestantes – O curso de obstetrícia da EACH coordenou esta atividade junto do CRNutri . As gestantes que compareceram foram convidadas à terem suas barrigas pintadas, no qual as estagiárias da obstetrícia apalpavam as barrigas para saberem qual o posicionamento do bebê e o pintavam segundo essa posição. As gestantes puderam escolher qual modelo de desenho e quais cores gostariam que fossem utilizadas e aproveitaram a atividade para relaxarem.

Oficina de pintura de barrigas para gestantes

Como conciliar a amamentação com a volta ao trabalho?– A atividade foi conduzida pela nutricionista Samantha C. de Andrade, da equipe do CRNutri. Neste momento foram abordadas as principais dificuldades da manutenção da amamentação durante períodos de ausência física da mulher, sendo este em sua maioria a volta ao trabalho. Durante esta atividade foram discutidas as principais angustias da família, qual o papel da rede de apoio à mulher, seus direitos de manter a amamentação e a existência de creches amigas do peito, as quais permitem o recebimento e a oferta do leite materno à criança. Foram apresentadas técnicas e equipamentos que facilitam a ordenha e o armazenamento do leite materno, além da apresentação da cartilha para a mulher trabalhadora que amamenta. link para cartilha: p://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_mulher_trabalhadora_amamenta.pdf

Como conciliar a amamentação com a volta ao trabalho?