Nossa equipe: A Equipe de Saúde Mental é composta por profissionais da Psicologia (Bruna Bistratini, Lígia Paschoal e Sonia Brolio) e da Psiquiatria (Dr. Claudio Pawel), além de residentes destas duas áreas.

O que faz? Nosso campo de trabalho é delimitado de acordo com os pressupostos do SUS relativos ao papel de uma Equipe de Saúde Mental em Unidade Básica de Saúde, quais sejam: atuar primordialmente a nível de atenção primária, prevenção e promoção de saúde, integrando-se aos demais serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Além disso, desenvolvemos atendimentos ambulatoriais, integrando as atividades assistenciais às atividades de ensino e pesquisa desempenhadas no cotidiano da Unidade.

Quem pode ser atendido? Crianças, adolescentes, adultos e idosos devidamente matriculados no CSEGPS.

Como está o funcionamento durante o período de pandemia? As atividades realizadas em grupo (planejamento reprodutivo, cuidadores, envelhecimento criativo, sala de espera da pediatra, etc.) foram suspensas, sendo priorizado o acolhimento e atendimento individualizados dos usuários de forma presencial ou por teleatendimento¹.

Como posso ser atendido? O usuário deve procurar o setor de Acolhimento e solicitar o atendimento por um profissional da Equipe de Saúde Mental. A seguir, um dos profissionais da equipe entrará em contato por telefone para agendar um primeiro atendimento (presencial ou virtual) e avaliar as possibilidades de encaminhamento do caso.

¹Resolução nº 04/2020 do Conselho Federal de Psicologia inserir LINK: (https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos-psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid-19?origin=instituicao&q=004/202)

Saúde Mental