Cozinhas Solidárias em Rede

Cozinhas Solidárias em Rede

As cozinhas solidárias são parte importante das estratégias na luta contra a fome no Brasil, ao levar refeições às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas como potencializar sua participação e contribuir para que continuem cumprindo esse papel essencial?

O projeto parceiro “Cozinhas Solidárias em Rede: provisão de um modelo estrutural intersetorial em rede para a garantia do direito à alimentação adequada e saudável”, aprovado pela FAPESP e coordenado pela Profa. Dra. Semíramis Domene, também coordenadora do Eixo Saúde e Nutrição do INCT Combate à Fome, busca responder a essa pergunta! 

Com realização conjunta entre o MDS, MDA, MST, MTST, CEAGESP, UNIFESP e USP, trabalhamos na construção de um diagnóstico de situação sobre as condições estruturais, territoriais e humanas, procedência dos alimentos, planejamento de cardápios e preparo e distribuição de refeições nas cozinhas solidárias. Pretendemos identificar a origem da produção dos alimentos – agricultores familiares, associações, cooperativas e assentados parceiros, centrais de abastecimento e os bancos de alimentos loco-regionais, com objetivo de integrar as cozinhas solidárias como equipamento de SAN nas políticas públicas. 

Nosso objetivo é criar um modelo estrutural em rede e uma matriz educativa dialógica para fortalecer as cozinhas solidárias como equipamentos essenciais para a segurança alimentar e nutricional em territórios vulnerabilizados.

Lançamento: 29 de abril de 2024.

Assista no Canal Youtube: https://www.youtube.com/@INCTCombateaFome


Compartilhe esse post: