Em 2024, os professores Sílvia Helena Galvão de Miranda (Esalq) e Marcelo Cândido da Silva (FFLCH), pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome, foram eleitos para a Cátedra Mondes Francophones, da Académie royale de Belgique, para desenvolver um programa sobre a promoção da segurança alimentar.
Durante os meses de fevereiro e março 2025, os docentes participarão de atividades na Université Libre de Bruxelles e ministrarão duas conferências no Collège Belgique. A primeira, intitulada Les défis de la promotion de la sécurité alimentaire au Brésil, ocorrerá no dia 25 de março e discutirá a atual transição para uma agricultura mais sustentável e inclusiva no Brasil, bem como os desafios enfrentados pelos principais países produtores de alimentos.
A segunda conferência, intitulada Les famines du passé, les famines du futur, acontecerá no dia 26 de março e examinará a natureza mutável da insegurança alimentar face à emergência climática, à globalização, aos imperativos do comércio internacional e às novas tecnologias, e analisará as novas formas de fome que teremos de enfrentar num futuro muito próximo.

