Compartilhamos nossos estudos e descobertas para engajar a sociedade e promover a conscientização sobre o direito humano à segurança alimentar no Brasil.
Dirce Marchioni fala a respeito do segundo simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome, cujo tema é “Políticas Públicas de Segurança Alimentar no Brasil”.
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o indígena da etnia Tremembé, Mateus de Castro Ferreira, mais conhecido como Mateus Tremembé. A etnia Tremembé vive no estado do Ceará. Ele é videomaker e pesquisador do INCT/CNPq Combate à Fome – Eixo Comunicação.
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Eneus Trindade Barreto Filho, professor Titular do Departamento de Relações Públicas, Publicidade e Turismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da ECA-USP. Eneus Trindade apresenta os diversos aspectos da publicidade, que pode manter o status quo ou promover mudanças.
O programa Pauta 1 – Sagres TV – entrevistou a Professora Dirce Marchioni, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome USP. Segundo dados do IBGE, 27,6% dos domicílios brasileiros convivem com algum tipo de insegurança alimentar, e as regiões Norte e Nordeste enfrentam as situações mais críticas. Em Goiás, 850 mil goianos fazem apenas uma ou nenhuma refeição por dia. A insegurança alimentar no Brasil é um problema complexo e multifacetado. Há três níveis de insegurança alimentar: leve, moderada e grave, que impactam milhões de brasileiros diariamente. A maior proporção da fome está na zona rural, onde as condições de vida são mais adversas. O programa discute as causas dessa situação, desde a produção agrícola voltada para exportação até a histórica concentração de terra e renda no país.
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Adérito Fernandes Marcos, professor titular e diretor da Escola Doutoral da Universidade de São José, em Macau, na China. Ele também é coordenador do convênio internacional, por parte da USJ, com a ECA-USP. Dentro do convênio internacional, a USP tem desenvolvido vários projetos com a USJ, que tem como coordenador, Ricardo Alexino Ferreira, professor associado (livre-docente) da ECA-USP. A Rádio.Me envolverá nove países, um estado e um território de língua portuguesa da África (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique); da Ásia (território de Macau, na China; Estado de Goa, na Índia, e o país Timor Leste); Brasil e Portugal. Terá conteúdo produzido por universidades, institutos de pesquisa e centros de cultura da lusofonia, e dentre eles o INCT Combate à Fome/CNPq.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT Combate à Fome, que conta com pesquisadores de diversas áreas da USP, realiza no próximo dia 5 a Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de contribuir para a discussão da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) do Governo Federal para o período de 2024 a 2030.