Apresentação

Este site refere-se a Inquéritos de Saúde realizados no Estado de São Paulo, por pesquisadores das Universidades Estaduais Paulistas. Os participantes, todos com experiências prévias em inquéritos domiciliares, formaram um grupo para aprofundar essa metodologia de investigação e elaboraram projetos com uma base referencial comum e técnicas padronizadas. O primeiro deles, Inquérito Multicêntrico de Saúde no Estado de São Paulo, ISA-SP, foi realizado em quatro áreas do Estado de São Paulo: duas na Região Metropolitana de São Paulo e duas no interior do Estado. Na Região Metropolitana foram estudados o Distrito de Saúde do Butantã e uma área formada pelos municípios de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra, no interior foram estudados os municípios de Botucatu e de Campinas. 

A escolha das áreas baseou-se na sua importância epidemiológica e socioeconômica, na sua vinculação com as Universidades Estaduais, que mantêm, nos locais, unidades experimentais e de extensão de serviços, e na possibilidade de estudo de tendências onde ocorreram inquéritos prévios, representando também, por estas mesmas razões, áreas de estudo que são de interesse da Secretaria de Estado da Saúde.

Participaram da pesquisa pela Universidade de São Paulo – USP: a Faculdade de Saúde Pública e a Faculdade de Medicina; pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, as respectivas Faculdades de Medicina e, pela Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto de Saúde.

O Inquérito Multicêntrico, ISA-SP, foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, através do programa de Pesquisa em Políticas Públicas, tendo como instituição parceira a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que participou também com recursos financeiros.

O segundo, o terceiro e o quarto inquéritos no Município de São Paulo, ISA Capital-SP, em 2003, 2008 e 2015 foram realizados por meio de uma parceria entre a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e a  Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo com a participação de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

De forma semelhante a Universidade de Campinas vem realizando inquéritos de saúde na cidade de Campinas, ISACamp, havendo uma grande interação entre as duas equipes de pesquisa.

Atualmente está em curso uma nova edição do inquérito de saúde na cidade de São Paulo, o ISA Capital-SP 2023, completando vinte anos de acompanhamento e avaliação das condições de saúde da população paulistana.


ISA-Capital 2023

A presente pesquisa refere-se à realização de um novo Inquérito de Saúde no município de São Paulo – ISA-Capital em 2023. Serão coletadas informações de 5.000 pessoas não institucionalizadas residentes no município de São Paulo. Os dados a serem coletados permitirão comparações com os resultados dos demais inquéritos, avaliação das mudanças ocorridas no Município nos últimos vinte anos e incorporação de novas informações de saúde, a partir de necessidades identificadas. Esse é um projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo que colaborou no desenho da pesquisa, especialmente na elaboração do questionário.