Pesquisadores eXsat

 

Kelly Polido Kaneshiro Olympio

Kelly Polido Kaneshiro Olympio é coordenadora do Laboratório de Análises da Exposição Humama a Contaminantes Ambientais e do grupo de pesquisa eXsat – Expossoma e Saúde do Trabalhador. É Professora Associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Odontologia pela FOA-UNESP (2000), Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela APCD-Bauru (2002), Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva pela FOB-USP (2005) e Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP (2009). Concluiu Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo, financiado pelo PNPD-CAPES (Departamento de Ciências Biológicas, FOB-USP, 2010-2011) e Pós-Doutorado financiado pela FAPESP (Departamento de Epidemiologia, FSP-USP, 2012-2013). Obteve o título de Livre-Docente em 2017. Membro associado da Society of Toxicology (SOT). Tem interesse científico e projetos em andamento nas áreas da Toxicologia Ambiental e Ocupacional, e Epidemiologia Ambiental,  priorizando o estudo do expossoma humano.

http://lattes.cnpq.br/5138426222420186

 

 

Thiago Nogueira

É professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduado em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado (2006) e doutorado (2011) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Realizou pós doutoramento no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP) com estágio na Yale University. É co-autor do relatório das Nações Unidas (United Nations Environment Programme – UNEP) sobre as emissões de poluentes climáticos de vida curta (short-lived climate pollutants – SLPC) na América Latina. Sua linha de pesquisa atual está focada em responder às questões científicas no âmbito da qualidade do ar em grandes centros urbanos, energia, mudanças climáticas e seus impactos sobre a saúde humana. Atua em disciplinas de graduação (Controle da poluição do ar, Exposição humana aos agentes ambientais, Instrumentos de avaliação da qualidade ambiental e das condições de trabalho) e pós-graduação (Meteorologia da Poluição do Ar, Mudanças Climáticas e suas Interdisciplinaridades). Participa de atividades voltadas à extensão universitária – olimpíadas de química do estado de São Paulo e virada científica da USP.

http://lattes.cnpq.br/8282108332138342

 

 

Nilson Antonio de Assunção

Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. Graduou em Química pela Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Química de São Carlos (1998), mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Química de São Carlos (2000). Especialista em Biofinformatica pelo Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC/RJ) e doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Química de São Carlos (2005). Entre 2006 – 2008 realizou pós-doutoramento no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química (USP). Realizou Pos-doutoramento senior no Instituto Scripps California, San Diego em 2016-2017. Atualmente é orientador nos programas de pós-graduação Biologia Química e Medicina Translacional, da Unifesp. Nestes programas minha linha principal é bioanalítica aplicada à saúde. Os projetos dentro desta linha são relacionados aos seguintes temas: Estresse oxidativo, erros de Metabolismo, Metabolômica, Lipidômica e Proteômica todos dentro do grande tema: Bioanalítica Aplicada Saúde Humana. Nestes estudos sempre explorando as aplicações de espectrometria de massas, eletroforese capilar, cromatografia líquida e instrumentação. Na Graduação atuo nas disciplinas de Química Analítica para os cursos de Química, Farmácia e Bioquímica e Engenharia Química.

http://lattes.cnpq.br/4183619506352119

 

 

Liliane Reis Teixeira

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Ambiental na área de Saúde do Trabalhador pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002 e 2008). Atualmente, é epidemiologista em saúde do trabalhador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (ENSP/FIOCRUZ).

Tem experiência na área de Saúde do Trabalhador, atuando principalmente na linha de pesquisa cronobiologia aplicada à exposição a resíduos químicos e físicos, com enfoque na organização do trabalho e no entendimento da privação do sono e suas implicações na saúde, no trabalho e no estudo, assim como em estudos de intervenção para melhoria da qualidade do sono. Atua em projetos de extensão com populações expostas a passivos ambientais, com trabalhadores extrativistas do Maranhão, imigrantes brasileiros, expostos ao ruído ambiental, benzeno e agrotóxicos, docentes universitários e catadores de lixo reciclável e na educação.

http://lattes.cnpq.br/5127688686676224

 

 

Ana Paula Sayuri Sato

Professora Doutora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Doutora e Mestre em Ciências pela EEUSP. Cursou especialização em Pesquisa Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Atuou como enfermeira na Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES-SP (out/2012-fev/2014). Na FSP USP, ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em epidemiologia. Atua em pesquisas sobre coberturas vacinais, programas de imunização, epidemiologia das doenças infecciosas e ambiental.

http://lattes.cnpq.br/1491662576276378

 

 

 

Marcelo Macedo Rogero

Nutricionista formado pela FSP-USP.  Especialista em Nutrição em Esporte pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Mestre e Doutor em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP.

Pós-doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP. Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, Inglaterra.

Professor Associado do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, USP. Coordenador do Laboratório de Genômica Nutricional e Inflamação – GENUIN

http://lattes.cnpq.br/6607279993080828

 

 

Maciel Santos Luz

Possui graduação em Licenciatura em Química e Doutorado em Química na área de Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor nas Faculdades Oswaldo Cruz e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Possui experiência na área de Química Analítica, com ênfase nos métodos ópticos de análise, visando desenvolvimento de metodologias analíticas para determinações elementares em diferentes matrizes.

http://lattes.cnpq.br/5685926111166735

 

 

 

Bruno Lemos

Pharmacist-Biochemist (Federal University of Alfenas, 2005), Master in  Toxicology (Faculty of Pharmaceutical Sciences of Ribeirão Preto, University of São Paulo, FCFRP-USP, 2009), Doctor in Sciences: Toxicology (2012) with an internship at University of Aberdeen (Scotland, 2011) and Postdoc (FCFRP-USP, 2014). Currently is Professor of Analytical Chemistry at the Federal University of ABC (UFABC, 2013). Research: A-)determination of chemical elements (mainly metals) in different matrices (environmental, food and other) using inductively coupled plasma mass spectrometry (ICP-MS) and; B-)Chemical speciation, i.e., separation of compounds containing chemical elements for  chromatography and detection by ICP-MS.

http://lattes.cnpq.br/6258017115664765

 

 

Rafael Junqueira Buralli

Rafael Buralli é fisioterapeuta, mestre e doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP, com doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia, Berkeley e na Escola de Saúde Pública da Universidade do Chile. Atualmente, é Consultor Técnico da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde – CGSAT/SVS/MS, atuando em temas variados da Vigilância em Saúde, Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador e Emergências em Saúde Pública. Possui experiência profissional em reabilitação ortopédica e docência no ensino superior, atuando como professor substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Brasília (UnB). É revisor de periódicos científicos internacionais e colaborador em projetos de pesquisa, além de pesquisador colaborador do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana – GEAU, do Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP. Possui especial interesse por diversos temas relacionados à saúde ambiental e do trabalhador, epidemiologia e vigilância em saúde.

http://lattes.cnpq.br/6106223725467315

 

 

 

Adelaide Cassia Nardocci

Professora associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É bacharel em Física pela UEL-Londrina (PR), mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ e doutora em Saúde Pública pela USP. Tem pós-doutorado pela Universidade de Bologna (Itália). Tem como área de pesquisa os métodos quantitativos de avaliação de exposição e de riscos à saúde associados a exposição a agentes ambientais (químicos, físicos e biológicos); vigilância em saúde ambiental, análise espacial de dados de saúde e ambiente, impactos à saúde de eventos extremos; governança de riscos ambientais; resiliência e adaptação às mudanças climáticas. É coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Avalição de Riscos Ambientais da USP (NARA) e membro do CEPED/USP.

http://lattes.cnpq.br/7211771211059721

 

 

 

Vinícius Guimarães Ferreira

Sou formado em Química pelo Instituto de Química da UNESP de Araraquara, concluído em 2013, e obtive o título de mestre em Química Orgânica na mesma instituição em 2015. Em 2020, finalizei meu doutorado em Ciências pelo Instituto de Química da USP, localizado em São Carlos, com um estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Medicina de Harvard, realizado em 2018. Durante minha trajetória acadêmica, trabalhei com técnicas de separação de compostos, como cromatografia líquida e gasosa, e com técnicas avançadas para análise de biomoléculas, como espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear. Meu foco atual de pesquisa concentra-se na análise do perfil metabólico de trabalhadores expostos a elementos potencialmente tóxicos, bem como no desenvolvimento de um algoritmo baseado em inteligência artificial para prognóstico da saúde destes trabalhadores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9376176929300767