Pesquisadores eXsat

Kelly Polido Kaneshiro Olympio

Kelly Polido Kaneshiro Olympio é coordenadora do Laboratório de Análises da Exposição Humama a Contaminantes Ambientais e do grupo de pesquisa eXsat – Expossoma e Saúde do Trabalhador. É Professora Associada do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Odontologia pela FOA-UNESP (2000), Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela APCD-Bauru (2002), Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva pela FOB-USP (2005) e Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP (2009). Concluiu Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo, financiado pelo PNPD-CAPES (Departamento de Ciências Biológicas, FOB-USP, 2010-2011) e Pós-Doutorado financiado pela FAPESP (Departamento de Epidemiologia, FSP-USP, 2012-2013). Obteve o título de Livre-Docente em 2017. Membro associado da Society of Toxicology (SOT). Tem interesse científico e projetos em andamento nas áreas da Toxicologia Ambiental e Ocupacional, e Epidemiologia Ambiental,  priorizando o estudo do expossoma humano.

 

 

 

Nilson Antonio de Assunção

Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. Graduou em Química pela Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Química de São Carlos (1998), mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Química de São Carlos (2000). Especialista em Biofinformatica pelo Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC/RJ) e doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP) – Instituto de Química de São Carlos (2005). Entre 2006 – 2008 realizou pós-doutoramento no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química (USP). Realizou Pos-doutoramento senior no Instituto Scripps California, San Diego em 2016-2017. Atualmente é orientador nos programas de pós-graduação Biologia Química e Medicina Translacional, da Unifesp. Nestes programas minha linha principal é bioanalítica aplicada à saúde. Os projetos dentro desta linha são relacionados aos seguintes temas: Estresse oxidativo, erros de Metabolismo, Metabolômica, Lipidômica e Proteômica todos dentro do grande tema: Bioanalítica Aplicada Saúde Humana. Nestes estudos sempre explorando as aplicações de espectrometria de massas, eletroforese capilar, cromatografia líquida e instrumentação. Na Graduação atuo nas disciplinas de Química Analítica para os cursos de Química, Farmácia e Bioquímica e Engenharia Química.

 

Liliane Reis Teixeira

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Ambiental na área de Saúde do Trabalhador pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002 e 2008). Atualmente, é epidemiologista em saúde do trabalhador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (ENSP/FIOCRUZ).

Tem experiência na área de Saúde do Trabalhador, atuando principalmente na linha de pesquisa cronobiologia aplicada à exposição a resíduos químicos e físicos, com enfoque na organização do trabalho e no entendimento da privação do sono e suas implicações na saúde, no trabalho e no estudo, assim como em estudos de intervenção para melhoria da qualidade do sono. Atua em projetos de extensão com populações expostas a passivos ambientais, com trabalhadores extrativistas do Maranhão, imigrantes brasileiros, expostos ao ruído ambiental, benzeno e agrotóxicos, docentes universitários e catadores de lixo reciclável e na educação.

 

 

Ana Paula Sayuri Sato

Professora Doutora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Doutora e Mestre em Ciências pela EEUSP. Cursou especialização em Pesquisa Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Atuou como enfermeira na Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES-SP (out/2012-fev/2014). Na FSP USP, ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em epidemiologia. Atua em pesquisas sobre coberturas vacinais, programas de imunização, epidemiologia das doenças infecciosas e ambiental.

 

 

Marcelo Macedo Rogero

Nutricionista formado pela FSP-USP.  Especialista em Nutrição em Esporte pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Mestre e Doutor em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP.

Pós-doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP. Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, Inglaterra.

Professor Associado do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, USP. Coordenador do Laboratório de Genômica Nutricional e Inflamação – GENUIN

 

 

 

Maciel Santos Luz

Possui graduação em Licenciatura em Química e Doutorado em Química na área de Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor nas Faculdades Oswaldo Cruz e Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

Possui experiência na área de Química Analítica, com ênfase nos métodos ópticos de análise, visando desenvolvimento de metodologias analíticas para determinações elementares em diferentes matrizes.

 

 

Bruno Lemos

Pharmacist-Biochemist (Federal University of Alfenas, 2005), Master in  Toxicology (Faculty of Pharmaceutical Sciences of Ribeirão Preto, University of São Paulo, FCFRP-USP, 2009), Doctor in Sciences: Toxicology (2012) with an internship at University of Aberdeen (Scotland, 2011) and Postdoc (FCFRP-USP, 2014). Currently is Professor of Analytical Chemistry at the Federal University of ABC (UFABC, 2013). Research: A-)determination of chemical elements (mainly metals) in different matrices (environmental, food and other) using inductively coupled plasma mass spectrometry (ICP-MS) and; B-)Chemical speciation, i.e., separation of compounds containing chemical elements for
chromatography and detection by ICP-MS.