- Trabalho sobre monitoramento das águas de abastecimento humano é premiado em simpósio internacional – Notícias no site da Faculdade de Saúde Pública da USP – junho de 2023
A aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública Geyse Santos, orientanda da Profa. Maria Tereza Pepe Razzolini, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, foi premiada no 21st Symposium on Health-Related Water Microbiology, da International Water Association, realizado entre os dias 4 e 9 de junho na Cidade de Darwin, Austrália.
O trabalho refere-se ao monitoramento de mananciais de abastecimento público, considerados críticos pela qualidade microbiológica. A avaliação sobre as águas de abastecimento público vem sendo realizada pelo Núcleo de Pesquisas em Avaliação de Riscos Ambientais (NARA), da FSP-USP, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb),a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e o Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), na esfera Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água destinada ao Consumo Humano no Estado de São Paulo.
https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/44073
- Salmonella spp resistente no esgoto de São Paulo – Tema da Entrevista dada pela bióloga do Departamento de Saúde Ambiental para o Jornal da Cultura , dia 20/05/2023 às 21 hs
Solange Martone-Rocha , Milena Dropa, Beatriz Moreira Calixto da Cruz, Débora Belisário Mendes, Oliveira Leite, Talita Pereira dos Santos, Maria Tereza Pepe Razzolini – Antimicrobial profile of non-typhoidal Salmonella isolated from raw sewage in the Metropolitan Region of São Paulo, Brazil – J Infect Dev Ctries 2023; 17(1):86-92.
Para ver na integra acesse o link abaixo:
- Estudo alerta para presença de Salmonella sp resistente no esgoto de São Paulo
Tema da Entrevista dada pela bióloga do Departamento de Saúde Ambiental no dia 09/05/2023 para Jornal da USP
Para ler pesquisa na integra acesse o link abaixo:
- Bactéria “Staphylococcus aureus” consegue sobreviver na água potável.
SANTOS, GAC.; RAZZOLINI, MTP. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista)
Uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou a ocorrência dessa bactéria na água de bebedouros e aspersores de quatro parques públicos de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida pela biomédica Geyse Aparecida Cardoso Santos e orientada pela professora Maria Tereza Pepe Razzolini.
Para ler pesquisa na integra acesse o link abaixo: