Alimentação é algo tão cotidiano que raramente nos damos conta dos diversos fatores envolvidos na chegada da comida ao prato. Existem as várias etapas da produção, distribuição e venda de alimentos, passando por agricultores, indústrias e intermediários, entre outros atores. Há também diversas dimensões que se relacionam à alimentação: economia, cultura, política, meio ambiente e saúde são alguns deles.

Esses conjuntos complexos de interações são chamados de sistemas alimentares. Eles têm sido o foco de cientistas de diversas áreas, principalmente pelos importantes impactos que causam no planeta e nas populações — sejam eles de natureza social, econômica, ambiental ou biológica.

Para incentivar reflexões sobre o tema, foi criada a Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, sediada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

A Cátedra

Lançado no primeiro trimestre de 2021, o projeto cria um espaço interdisciplinar para o pensamento e a produção de conhecimento sobre sistemas alimentares. Aberta e participativa, a Cátedra fomenta a troca entre professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada e demais interessados.

Com apoio do Instituto Ibirapitanga (que fomenta ações de sistemas alimentares e equidade racial no Brasil), a Cátedra é uma iniciativa independente, tendo como coordenadores acadêmicos os cientistas Carlos Monteiro e Patrícia Jaime (que também coordenam o Nupens). A economista e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello também integra o projeto, sendo professora titular no ano de 2021, assim como Ana Paula Bortoletto, pós-doutoranda da FSP/USP e pesquisadora assistente da Cátedra.

Quatro eixos estruturam as ações da Cátedra: disseminação (divulgação da troca de conhecimentos e experiências entre diversos atores, sempre com base em evidências científicas), formação (por meio de seminários, colóquios e cursos), pesquisa (estímulo da produção acadêmica e interdisciplinar sobre sistemas alimentares) e incidência (apoio a mobilizações para o avanço de uma agenda transformadora relacionada aos sistemas alimentares e ao direito à alimentação saudável).

Movimentos

Além de seu site oficial, a Cátedra terá uma página no Nexo Políticas Públicas — uma plataforma jornalístico-acadêmica mantida pelo jornal Nexo. Com estreia nesta segunda, 12/4, o espaço traz conteúdos como um texto de Tereza Campello sobre as evidências que se acumulam a respeito dos efeitos nefastos dos sistemas alimentares para a saúde e o meio ambiente e a inação de governos e agências internacionais. Há também um artigo produzido pelo Nupens que reúne evidências científicas sobre alimentos ultraprocessados. A página será dinâmica, com a inclusão frequente de novos conteúdos produzidos no âmbito da Cátedra.

Também estão programados diversos eventos, com a participação de convidados relevantes nas discussões sobre sistemas alimentares. Na próxima quinta, 15/4, Campello faz a moderação do colóquio “Cúpula de sistemas alimentares da ONU: O que esperar?”, com a presença de Sofia Monsalve, interlocutora nos debates sobre a Cúpula e Secretária-Geral da FIAN International, uma organização voltada ao direito à alimentação e à nutrição. O evento é aberto ao público.

A primeira iniciativa ocorreu na última semana, com uma aula magna também ministrada por Campello. Na ocasião, ela abordou as relações entre sistemas alimentares, saúde pública e sustentabilidade, dando início às atividades letivas do Programa de Pós-Graduação da FSP/USP. Veja a aula magna na íntegra:

O Nupens é entusiasta das atividades da Cátedra, e convida seu público a acompanhar as iniciativas do projeto. Saiba mais sobre a Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis em seu site oficial.