Integrante do Nupens, o pesquisador Eduardo Nilson foi um dos vencedores da edição 2021 do Prêmio CAPES de Tese. Durante seu doutorado, Eduardo trabalhou na tese “Iniciativas para a redução do consumo de sódio no Brasil: avaliação e análise de impacto”, sob orientação de Patricia Jaime, vice-coordenadora do Núcleo.

Anualmente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. A seleção dos vencedores é feita de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Eduardo foi aluno do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, oferecido pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), e sua tese foi reconhecida na categoria “Saúde Coletiva” da premiação.

Em seu trabalho, o cientista desenvolve e aplica metodologias para estimar o impacto do consumo excessivo de sódio e das metas voluntárias de redução de sódio pelas indústrias na saúde da população brasileira e nos custos relacionados às doenças cardiovasculares no Brasil.

Ele conclui que o consumo excessivo tem grande carga epidemiológica e econômica ao país e sua redução possui um fator complicador: a diversidade das fontes dietéticas deste nutriente crítico. O sódio é encontrado em muitos alimentos, e amenizar sua ingestão exige a criação de metas mais rigorosas na reformulação de produtos alimentícios e na redução da adição de sal e temperos à base de sal nas preparações culinárias, dentro e fora de casa.

“O consumo excessivo de sódio deve ser tratado como prioridade na agenda de saúde e a redução desse consumo tem impacto em todas as idades, independentemente de serem pessoas hipertensas ou não”, diz o cientista.

As metodologias desenvolvidas por Eduardo são importantes ferramentas para a formulação e implementação de políticas mais efetivas para a redução do consumo de sódio no Brasil e em outros países.

Acesse a tese de Eduardo Nilson na íntegra.