Após ser destaque na lista Elsevier de cientistas mais influentes do mundo, pesquisadores do Nupens figuram na lista Clarivate Highly Cited Researchers™ 2022. Desta vez, sete integrantes do Núcleo são citados: Carlos Monteiro, Renata Levy, Maria Laura Louzada, Eurídice Steele, Geoffrey Cannon, Jean-Claude Moubarac e Rafael Claro.

Em sua metodologia, a Clarivate usa análises quantitativas e qualitativas para identificar, no mundo inteiro, cientistas que tiveram influência em seus campos de pesquisa. O processo começa com um ranking preliminar, destacando aqueles que pertencem ao 1% de pesquisadores mais citados por campo e por ano de publicação, levando em conta dados da última década.

Neste ano, a organização apresentou uma novidade: estabeleceu parceria com a Retraction Watch, site que monitora retratações em artigos científicos. A ideia foi potencializar a análise qualitativa, buscando potenciais falhas de conduta, como plágio ou manipulações.

Após as análises da Clarivate, o Nupens repete o feito do ano passado, quando teve cinco de seus membros citados na mesma lista. Voltados a pesquisas na área da epidemiologia nutricional, os cientistas ganharam relevância internacional por feitos como a criação da classificação Nova de alimentos, além de análises constantes sobre a alimentação e a saúde de diversas populações.

Veja a lista completa.