Em abril, o Nupens/USP se une à Universidade de Waterloo (Canadá) no evento “Ferramentas para mensurar a adesão a guias alimentares no Brasil e no Canadá”. Organizado por Kamila Gabe, doutoranda do Núcleo e pesquisadora visitante na universidade canadense, a programação traz palestras em dois dias: 4 e 25 de abril.

As falas serão feitas em inglês e, em ambos os dias, podem ser acompanhadas virtualmente ou de maneira presencial, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo. O evento é aberto ao público, com transmissão pelo canal da Faculdade de Saúde Pública no YouTube.

Saiba mais sobre as palestrantes:

4 de abril – 15h às 16h30

Rastreadores de consumo alimentar

Sharon Kirkpatrick PhD RD

Professora associada na Escola de Ciências de Saúde Pública da Universidade de Waterloo, Canada

Grande parte do trabalho de Sharon Kirkpatrick visa melhorar as metodologias de avaliação dietética para promover evidências robustas sobre a influência dos padrões alimentares na saúde humana e planetária e o impacto das intervenções no consumo alimentar. Contribuiu para o desenvolvimento de vários recursos disponíveis gratuitamente e altamente acessados ​​para pesquisadores e profissionais, incluindo uma cartilha de avaliação dietética online, uma plataforma virtual de avaliação dietética e ferramentas para avaliar o alinhamento do consumo alimentar com o Guia Alimentar do Canadá de 2019.

Joy Hutchinson MSc RD
Doutoranda na Escola de Ciências de Saúde Pública da Universidade de Waterloo, Canada

A pesquisa de Joy Hutchinson é focada em métodos de avaliação de dieta e desigualdades nutricionais. Ela participou do desenvolvimento do Canadian Food Intake Screener, um rastreador que avalia o alinhamento do consumo alimentar de adultos com o Guia Alimentar do Canadá de 2019, inclusive liderando a avaliação da validade de constructo do rastreador.

Caroline dos Santos Costa PhD

Pós-doutoranda no Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Nutricionista, Caroline dos Santos Costa é graduada pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Tem mestrado e doutorado em Epidemiologia, ambos obtidos pela mesma universidade. Foi pós-doutoranda em Epidemiologia Nutricional pela Universidade de São Paulo, tendo integrado o Nupens. Em suas pesquisas, estuda a validação de um instrumento para rastrear o consumo de alimentos ultraprocessados ​​e incorporar em sistemas de M&A, além de investigar o consumo de alimentos ultraprocessados ​​e seus efeitos na saúde. Atualmente, trabalha com desigualdades socioeconômicas em indicadores nutricionais.

25 de abril – 15h às 16h30

Rastreadores de práticas alimentares

Maude Perreault PhD

Professora assistente no Departamento de Nutrição da Universidade de Montreal, Canadá
Pesquisadora no Centro Jean-Jacques Gauthier, Canadá

Maude foi pós-doutoranda Universidade de Guelph, também no Canadá. Durante esse período, ela trabalhou na validação do Canadian Eating Practices Screener para avaliar as práticas alimentares com base nas recomendações do Guia Alimentar do Canadá de 2019.

Kamila Tiemann Gabe MSc
Doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Estudante visitante da Escola de Ciências de Saúde Pública da Universidade de Waterloo, Canada

Nutricionista, Kamila está atualmente no Canadá para um estágio de pesquisa na Universidade de Waterloo. Suas pesquisas são focadas na implementação e avaliação de guias alimentares, na educação alimentar e nutricional e na avaliação dietética.