Membros

Conheça a equipe que compõe nosso projeto de pesquisa.




Carlos Augusto Monteiro (Coordenador científico)

Graduação em Medicina, Residência e Mestrado em Medicina Preventiva, Doutorado em Saúde Pública, Pós-doutorado no Instituto de Nutrição Humana da Columbia University. Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Carlos_Monteiro16

 

Lattes

Patrícia Constante Jaime (Vice-coordenadora científica)

Nutricionista. Professora titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP. Pós-doutorado no Nupens/USP e na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atua nos seguintes temas: programas e políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e nutrição na atenção primária em saúde.

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Patricia_Jaime

Lattes

Regina Rodrigues (Secretária Executiva)

Wolney Lisboa Conde

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (1991) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando no curso de graduação em Nutrição e no curso de pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia nutricional, transição nutricional, obesidade, determinantes do estado nutricional e antropometria.

Lattes

Renata Bertazzi Levy

Pesquisadora científica VI do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (2002) e Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP (2007). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de alimentos, inquéritos dietéticos, hábitos alimentares, alimentação complementar e escolar. É orientadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação de Medicina Preventiva.

Lattes

Maria Laura da Costa Louzada

Possui doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP). É orientadora do Programa de Pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP). Tem grande interesse no estudo dos efeitos das transnacionais e do ultraprocessamento de alimentos nas condições de vida e saúde das populações. Em 2017, esteve em licença-maternidade.

Lattes

Rafael Moreira Claro

Professor Adjunto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência nas áreas de Nutrição em Saúde Pública e Vigilância e Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo alimentar e determinantes da alimentação, inquéritos em saúde, monitoramento de fatores de risco e proteção para DCNTs.

Lattes

Paula Carvalho Pereda

Professora Associada do Departamento de Economia da USP.
Foi pesquisadora visitante na Yale University.
Doutora e mestre em Economia pela USP.
Pesquisa temas de economia aplicada, com foco em meio ambiente e saúde.

Lattes

Carlos Augusto Monteiro

Graduação em Medicina, Residência e Mestrado em Medicina Preventiva, Doutorado em Saúde Pública, Pós-doutorado no Instituto de Nutrição Humana da Columbia University. Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Carlos_Monteiro16

Eduardo Nilson

Possui graduação e especialização em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em exercício no Ministério da Saúde e pesquisador. Tem experiência em vigilância alimentar e nutricional, monitoramento e avaliação de políticas de nutrição e saúde e promoção da saúde, com ênfase na prevenção e controle de doenças crônicas associadas à alimentação e modelos de macro e microssimulação de impactos em saúde e econômicos de políticas.

 

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Eduardo_Nilson

Lattes

Franciane Rocha de Faria

Nutricionista. Mestre e Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Pesquisadora de Pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional no Nupens/USP. Tem experiência nas áreas de nutrição e saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia nutricional, atuando principalmente em temas relacionados a avaliação do estado nutricional e fatores de risco cardiometabólicos na infância e na adolescência. Atualmente, estuda a associação do consumo de alimentos ultraprocessados e desfechos de saúde em adultos norte-americanos. Trabalha com os dados da pesquisa nacional dos Estados Unidos (NHANES – National Health and Nutrition Examination Survey).

Lattes

Francine Silva

Pesquisadora de pós-doutorado no Nupens/USP. Nutricionista, Mestre em Nutrição e Alimentos, e Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas, com período sanduíche no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto – Portugal. Em sua tese de doutorado estudou a relação entre consumo de alimentos ultraprocessados e interleucina-6 sérica na vida adulta, utilizando dados de estudos de coorte no Brasil e Portugal. Tem experiência na área de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Áreas de interesse: avaliação alimentar e nutricional e seus determinantes; doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); indicadores bioquímicos relacionados a nutrição e DCNT; e políticas públicas de alimentação e nutrição.

Lattes

Jean-Claude Moubarac

Professor-adjunto em Nutrição Pública e Internacional no Departamento de Nutrição da Universidade de Montréal (UdeM) desde junho de 2016. Além de colaborar com o Nupens, é pesquisador do Centro de Pesquisas em Saúde Pública da UdeM (CReSP) e do Transnut, grupo da Organização Mundial da Saúde voltado para o estudo da transição nutricional. Atualmente, integra o conselho do sistema alimentar de Montreal.

Moubarac é mestre em Antropologia e doutor em ​Saúde Pública pela mesma universidade. Entre 2011 e 2014, participou de programas de pós-doutorado em Nutrição na Faculdade de Saúde Pública da USP. Hoje, o cientista coordena o NOVALAB-Canada, laboratório de pesquisas em Nutrição e Saúde Pública com foco em sistemas alimentares em transformação.

Maria Helena Benício

Patrícia Constante Jaime

Nutricionista. Professora titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP. Pós-doutorado no Nupens/USP e na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atua nos seguintes temas: programas e políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e nutrição na atenção primária em saúde.

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Patricia_Jaime

Sonia Venâncio

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1989), mestrado  (1996) e doutorado (2002) na área de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É pesquisadora VI, líder do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas de Saúde e vice-diretora do Instituto de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenou vários projetos de pesquisa, com financiamento do CNPq, FAPESP, OPAS, JICA, Ministério da Saúde, Fundação Bill e Melinda Gates e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde (CRH-SES-SP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.  Desde 2007 é consultora da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno  e colabora com projetos da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Formada no Leadership Program in Early Childhood Development pela Universidade de Harvard, tem atuado na agenda da Primeira Infância no Brasil desenvolvendo pesquisas e atuando na implementação de programas voltados à promoção do desenvolvimento infantil. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em alimentação infantil, desenvolvimento na primeira infância e avaliação e implementação de políticas de saúde.

Tereza Campello

É pesquisadora-convidada do Nupens. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  É pesquisadora da Fiocruz Brasília. Economista, formada pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo sido professora do curso de Economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Foi professora do curso de Economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), assessora econômica do Gabinete de Planejamento e Orçamento Participativo de Porto Alegre, assessora do Governador Olívio Dutra e Secretária Geral Adjunta de Governo no Rio Grande do Sul. Participou da equipe de transição do governo Lula, tendo sido Assessora Especial da Presidência da República e membro do grupo de trabalho que desenvolveu, organizou e implementou o programa Bolsa Família. Na Casa Civil, esteve à frente de projetos prioritários na área de desenvolvimento, como os programas de Produção de Biodiesel, de Etanol e Territórios da Cidadania, do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, do Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma e do Mutirão Arco Verde, que levou serviços públicos, regularização fundiária e fomento ao desenvolvimento sustentável na Amazônia. Foi Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no período de 2011 a maio de 2016, tendo coordenado o Plano Brasil Sem Miséria.

Thanise Sabrina

Nutricionista (2012) e mestre em Ciência da Nutrição (2014) pela Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Ciências com ênfase em Nutrição em Saúde Pública (2019) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidad de Zaragoza. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé. Membro do Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG). Tem experiência no campo da nutrição e saúde coletiva com ênfase nos temas: avaliação do consumo alimentar e da qualidade da dieta, promoção da alimentação adequada e saudável, atenção primária à saúde e estudos de validação.

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Thanise-Sabrina-Souza-Santos

Renata Bertazzi Levy

Pesquisadora científica VI do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (2002) e Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP (2007). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de alimentos, inquéritos dietéticos, hábitos alimentares, alimentação complementar e escolar. É orientadora do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação de Medicina Preventiva.

Lattes

Maria Laura da Costa Louzada

Possui doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP). É orientadora do Programa de Pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP). Tem grande interesse no estudo dos efeitos das transnacionais e do ultraprocessamento de alimentos nas condições de vida e saúde das populações. Em 2017, esteve em licença-maternidade.

Lattes

Ana Clara Duran

Pesquisadora científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp – Área de concentração: Epidemiologia. Realizou doutorado em Nutrição em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) com período sanduíche na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan. Foi também pesquisadora em nível de pós-doutorado na Universidade de Illinois, Chicago, onde trabalhou com avaliação do ambiente social e alimentar, além atuar como consultora para a Unesco junto ao Ministério do Desenvolvimento Social. Principais interesses de pesquisa: ambiente social e alimentar e suas relações com obesidade e dieta, avaliação de impacto de políticas sociais e de alimentação e nutrição.

Lattes

Ana Paula Bortoletto Martins

Atua em pesquisas sobre avaliação e monitoramento de ações regulatórias e políticas públicas relacionadas a ambientes alimentares saudáveis. Coordena projeto sobre a superação dos obstáculos para uma alimentação adequada e saudável (2016-2019) e sobre os processos políticos para a implementação de rotulagem nutricional frontal no Brasil e demais países do Mercosul (2017-2019). É orientadora pontual no Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Atualmente é líder do Programa de Alimentação Saudável do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pesquisadora científica do NUPENS/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo).

Lattes

Bárbara Hatzlhoffer Lourenço

Bárbara possui graduação em Nutrição (2008) e concluiu programa de doutorado direto em Nutrição em Saúde Pública (2014) na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde atualmente é professora doutora junto ao Departamento de Nutrição e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública. Tem experiência nas áreas de nutrição e saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia nutricional, atuando principalmente em temas relacionados a avaliação do estado nutricional de populações, saúde materno-infantil e análise de dados longitudinais.

Lattes

Betzabeth Slater Villar

Graduação em Nutrição pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos (1986). Mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) (1996). Doutorado em Saúde Pública pela USP (2001). Atualmente, é professora doutora da USP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em epidemiologia nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos e qualitativos para avaliação do consumo alimentar de adolescentes e adultos; recomendações nutricionais (DRIs), e alimentação de crianças e adolescentes. Editora-associada da Revista Brasileira de Epidemiologia e parecerista da Revista de Saúde Pública e da European Journal of Clinical Nutrition. Membro titular do Conselho do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Lattes

Camila Aparecida Borges

Pós-doutorado em andamento pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP sob orientação da Dra. Patricia C Jaime com o projeto “Intervenções no ambiente de varejo de alimentos: Superando o obstáculo informação para a promoção de uma alimentação adequada e saudável em um município do Estado de São Paulo.” Doutora em Ciências com ênfase em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (2016). Linhas de pesquisa: Ambiente alimentar do varejo de alimentos e ambiente alimentar do consumidor, consumo alimentar, nutrição em saúde pública.

Lattes

Carla Adriano Martins

Nutricionista e técnica em Cozinha. Mestra em Nutrição e Doutora em Ciências, com ênfase em Nutrição em Saúde Pública. Atualmente, é professora contratada III no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública/USP e pesquisadora de pós-doutorado no Nupens/USP, responsável pela pesquisa “Padrões de práticas culinárias de adultos responsáveis pela alimentação em casa e consumo de alimentos ultraprocessados em crianças no Brasil e no Reino Unido”, com supervisão da pesquisadora Dra. Renata Levy. Tem experiência no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: culinária para promoção da alimentação adequada e saudável; habilidades culinárias; culinária e seu impacto no consumo alimentar; intervenção educativa em alimentação e nutrição; nutrição em produção de refeições.

Lattes

Caroline dos Santos Costa

Pesquisadora de pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional no Nupens/USP. Estuda o consumo de alimentos ultraprocessados e seus efeitos na obesidade em diferentes idades e na composição corporal durante a infância e adolescência. Atualmente, trabalha com dados das Coortes de Nascimentos de Pelotas, Brasil. Mestre e Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora substituta da Faculdade de Nutrição na mesma instituição.

 

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Caroline_Costa6

Lattes

Catarina Machado Azeredo

Nutricionista e Epidemiologista. Professora Adjunta do curso de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora Visitante da Harvard T.H. Chan School of Public Health. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com período de estágio doutoral na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Atua principalmente nos temas: consumo alimentar; adolescentes; desigualdades nos comportamentos relacionados à saúde; doenças crônicas não transmissíveis; ambiente escolar e comportamentos relacionados à saúde.

 

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Catarina_Azeredo

Lattes

Clarissa de Lacerda Nazario

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura – PUC SP – 1982), Especialista em Educação em Saúde (São Camilo – 1986), Mestre em Saúde Pública (Faculdade de Saúde Pública USP – 2002). Tem experiência em análise de informações assistenciais dos sistemas de informações do SUS. Tem experiência em coordenação de campo de inquéritos de base populacional na área de saúde e em projetos de Educação em Saúde e Comunicação em Saúde.

Lattes

Daniela Neri

Pesquisadora de pós-doutorado no Nupens/USP. Estuda o consumo de alimentos, particularmente de ultraprocessados, e seus efeitos na qualidade da dieta e desfechos de saúde em crianças. Atualmente, trabalha com a pesquisa nacionalmente representativa dos Estados Unidos (NHANES) e com a coorte britânica ALSPAC. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Atuou como Nutricionista Clínica e Pesquisadora Senior nas Divisões de Imunologia & Doenças Infecciosas e de Pesquisa Clínica Pediátrica da Miller School of Medicine, University of Miami. Especialista em Nutrição Clínica Pediátrica pelo Instituto de Nutrición y Tecnología de los Alimentos da Universidad de Chile (INTA-Uchile). Mestre em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lattes

Daniela Silva Canella

Professora Adjunta do Departamento de Nutrição Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora Científica do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado e Doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo. Tem como eixos centrais de investigação: 1) obesidade, atuando em estudos relacionados a determinantes e consequências; e 2) avaliação de programas e políticas em alimentação e nutrição.

Lattes

Eurídice Martínez Steele

Possuo graduação em Biologia – Universidad Autónoma de Madrid (1999), mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (2003) e doutorado no Programa de Nutrição em Saude Pública pela Faculdade de Saúde Pública, USP (2017). Atualmente faço pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública, USP focado no estudo da associação entre consumo de alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta e desfechos de saúde supervisionada pelo Dr. Carlos A. Monteiro. Linhas de pesquisa: 1) Consumo de alimentos ultraprocessados e síndrome metabólica entre adultos dos Estados Unidos; 2) Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e desfechos de saúde entre crianças e adolescentes dos Estados Unidos; 3) Padrão de consumo de alimentos ultraprocessados ao longo do dia na população de Austrália; 4) Alimentos ultraprocessados e sua influência sobre o teor de gorduras da dieta em sete países.

Lattes

Fernanda Galvão de Oliveira Santin

Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado do Nupens/USP. Estuda a tendência do consumo de alimentos ultraprocessados na população australiana (1995-2012).

 

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Fernanda_Santin

Lattes

Fernanda Rauber

Pesquisadora de pós-doutorado no NUPENS/USP. Estuda o consumo de alimentos ultraprocessados e seus efeitos no perfil nutricional da dieta e desfechos de saúde, com foco na população do Reino Unido. Atualmente está trabalhando com dados da pesquisa nacional do Reino Unido (National Diet and Nutrition Survey) e as coortes europeias Biobank e EPIC. Também estuda associação entre as circunstâncias relacionadas ao ato de comer e o consumo de alimentos ultraprocessados em diferentes faixas etárias.

Lattes

Geoffrey Cannon

Geoffrey colabora com o Nupens desde 2012. É especialista em saúde pública e, sobretudo, em políticas internacionais em alimentação e nutrição. Desde 2009 colabora e é coautor, ao lado de Carlos Monteiro, que é autor principal, de muitos artigos sobre o projeto NOVA e alimentos ultraprocessados. É membro da equipe da Faculdade de Saúde Pública responsável pelo Guia Alimentar, de autoria do Ministério da Saúde. Editor-fundador, designer e colunista da revista World Nutrition, 2010-2016. Outros trabalhos relevantes relacionados à NOVA incluem The New Nutrition Science e The Giessen Declaration.

Geoffrey é um cidadão britânico. Reside e trabalha no Brasil, pois acredita que a liderança em saúde pública continuará vindo do hemisfério Sul. No período 2000-2002, trabalhou no Ministério da Saúde, em Brasília, e foi membro da delegação governamental brasileira para o encontro do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, em 2001. Também foi membro da delegação governamental britânica para a Conferência Internacional em Nutrição, em Roma, em 1992. Na década de 1990, foi diretor do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer para o relatório Food, Nutrition and the Prevention of Cancer: a Global Perspective. Anteriormente, foi editor-assistente no The Sunday Times, em Londres, e diretor de várias organizações da sociedade civil. Escreveu livros, incluindo Dieting Makes You Fat, The Food Scandal, The Politics of Food, Superbug, e The Fate of Nations. Há mais de 600 contribuições no ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Geoffrey_Cannon. 85 papers in PubMed.

Lattes

Gustavo Andres Cediel Giraldo

Nutricionista pela Universidad de Antioquia, Medellín, Colômbia (2006), com mestrado e doutorado em nutrição e alimentos na Universidad de Chile, Santiago, Chile (2015). Atualmente pós-doutorando no núcleo de pesquisas epidemiológicas em nutrição e saúde, departamento de nutrição, da Universidade de São Paulo. Com experiência em estudos na área de Nutrição, com ênfase em análise nutricional de população, com pesquisas realizadas com dados longitudinais em crianças e adolescentes, sobre mudanças na composição corporal, e sobre as deficiências de micronutrientes coexistindo com a obesidade (dupla carga da má nutrição). Atualmente faz parte do projeto temático dirigido pelo Dr. Carlos A. Monteiro “ Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países ”, trabalhando especificamente nas análises do banco do dados do Chile e participando nas análises da Colômbia entre outros países de América Latina.

Lattes

Larissa Galastri Baraldi

Nutricionista. Pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde – NUPENS/ USP. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde Pública da FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA -UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FSP/USP). Especialista em adolescência para equipes multidisciplinares pela UNIFESP (2007). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Epidemiológica de Populações. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do consumo alimentar e qualidade da dieta; estado nutricional de populações.

Lattes

Marly Augusto Cardoso

Professora Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (2016). Foi chefe do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (2012- 2014) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública (2006-2010). É Presidente da Comissão de Pesquisa (2018-2020) e representante da Congregação da Faculdade de Saúde Pública no Conselho Universitário da USP (2018-2019). Atuou como pesquisadora visitante do Departamento de Nutrição da Harvard School of Public Health (auxílio Estágio Sênior no Exterior do CNPq, 2012), Boston, EUA. Coordenou vários projetos de pesquisa (apoio Fapesp e CNPq) e Escola de Altos Estudos em Epidemiologia Nutricional (USP/Harvard, apoio CAPES/Fogarty/NIH). É Editora Associada das revistas PLoS One e Revista de Saúde Pública. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia Nutricional e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do estado nutricional, saúde infantil, consumo alimentar e distúrbios nutricionais. Foi Coordenadora do Estudo Nacional de Fortificação caseira da Alimentação Complementar (ENFAC) – ensaio pragmático multicêntrico com apoio do Ministério da Saúde do Brasil, CNPq e UNICEF (2012-2014) e atualmente coordena o Projeto MINA – Saúde e Nutrição Materno-Infantil no Acre: coorte de nascimentos em Cruzeiro do Sul (Programa Ciência sem Fronteiras CNPq 2015-2017; Auxílio Temático Fapesp 2017-2022).

Links:

MyResearcherID (ISI): http://www.researcherid.com/rid/B-8010-2013

Scopus: http://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=35477830600

MyCitations (Google Scholar):  https://scholar.google.com.br/citations?user=L01v9OwAAAAJ&hl=pt-BR

Lattes

Mélissa Mialon

Bolsista de pós-doutorado pela Fapesp. É engenheira de alimentos com treinamento em ciência dos alimentos e tecnologia dos alimentos, com PhD em nutrição. Atualmente, pesquisa a influência da indústria de alimentos nas políticas de saúde pública, na pesquisa e na prática na América Latina. Conta com forte colaboração internacional em decorrência de sua atuação anterior no Pacífico e na Europa. Consultora de múltiplas organizações de defesa dos consumidores e de saúde. Especialista contratada pela OMS durante o desenvolvimento da política de conflitos de interesse em programas de nutrição. É editora-associada do World Nutrition, o periódico da World Public Health and Nutrition Association.

 

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Melissa_Mialon

Lattes

Neha Khandpur

Meus interesses de pesquisa concentram-se amplamente na influência que políticas e fatores ambientais exercem sobre as escolhas alimentares e os comportamentos de estilo de vida, e como eles podem ser aproveitados para criar ambientes de nutrição mais saudáveis e prevenir a obesidade e as doenças crônicas. Em minha pesquisa atual, uso métodos qualitativos e experimentais para estimar a influência que as políticas alimentares, como os rótulos nutricionais, têm na compreensão do consumidor e na seleção de alimentos. Uso métodos epidemiológicos para estudar associações entre o consumo de alimentos, particularmente de alimentos ultraprocessados, e o risco de doenças crônicas em pesquisas nacionalmente representativas na Colômbia e em coortes de adultos e crianças nos EUA, no Reino Unido e na Índia. Meu mestrado foi na Universidade de Bristol (Reino Unido) onde estudei Nutrição, Atividade Física e Saúde Pública e meu doutorado, em Nutrição em Saúde Pública e Epidemiologia da Obesidade, na Harvard T. H. Chan School of Public Health (EUA).

Lattes

Rafael Moreira Claro

Professor Adjunto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência nas áreas de Nutrição em Saúde Pública e Vigilância e Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo alimentar e determinantes da alimentação, inquéritos em saúde, monitoramento de fatores de risco e proteção para DCNTs.

Lattes

Renata Costa de Miranda

Pesquisadora de Pós-doutorado em Epidemiologia Nutricional do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Mestra em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas Aplicadas da “Università degli Studi di Roma Tor Vergata” (Itália), com período sanduíche na “Cardiff University” (País de Gales/UK). Atuou como Professora Substituta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) na área de Nutrição em Saúde Pública. Atualmente estuda a associação entre consumo de alimentos ultraprocessados, qualidade da dieta e desfechos de saúde na população de Portugal, sob a supervisão da pesquisadora Dra. Renata B. Levy.

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Renata_Costa_De_Miranda

Lattes

Paula Carvalho Pereda

Professora Associada do Departamento de Economia da USP.
Foi pesquisadora visitante na Yale University.
Doutora e mestre em Economia pela USP.
Pesquisa temas de economia aplicada, com foco em meio ambiente e saúde.

Lattes

Cláudia Raulino Tramontt

Nutricionista, especialista em Avaliação de Serviços de Saúde, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Ciências pela USP. Atualmente é professora contratada no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública/USP e atua como pesquisadora no NUPENS – USP, no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA – Unicamp e no NNEdPro – Global Centre for Nutrition and Health. Linhas de pesquisa: desenvolvimento e validação de metodologias educativas e tecnologias em saúde para apoio de processos de formação em educação permanente em saúde, e análises de associação sobre alimentação e doenças cardiovasculares.

Lattes

Josefa M. F. Garzillo

Impactos ambientais do consumo alimentar. Incorporação das questões da sustentabilidade ambiental nas recomendações alimentares

Lattes

Leandro Rezende

Professor Adjunto do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP).  Orientador permanente no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da EPM/UNIFESP. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (2011). Mestre em Medicina Preventiva (2014) e Doutor em Saúde Coletiva (2019) pelo Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pesquisador visitante no Departamento de Nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health (2017/2018). Principais interesses de pesquisa são: Epidemiologia de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); atividade física, nutrição, obesidade e risco de câncer e outras DCNTs; atividade física e saúde; síntese da evidência e avaliação de vieses em estudos epidemiológicos; inferência causal em epidemiologia.

Confira o perfil de Leandro Rezende no ResearchGate e no Publons.

Lattes

Priscila Pereira Machado

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com período sanduíche na University of Melbourne (2018/2019). Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP, com bolsa FAPESP. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Estudante pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS/USP) desde 2014. Tem experiência na área de Alimentação, Nutrição e Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: inquéritos de saúde, consumo alimentar, qualidade da dieta e doenças crônicas não transmissíveis. Sua tese de doutorado tem como objetivo estudar o padrão de consumo de alimentos ultraprocessados e sua influência sobre o perfil nutricional da dieta e o risco de obesidade na população australiana. Este estudo faz parte do projeto temático “Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países”. Colabora em estudos de coorte no Brasil e Austrália com objetivo de estudar a associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e doenças crônicas não transmissíveis.

Lattes

Andre Werneck

Doutorando em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui graduação em Educação Física (Bacharel) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sendo bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2014-2017). Mestrado em Ciências da Motricidade (interunidades) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2018-2020), com bolsa FAPESP e período sanduíche na University of Cambridge (2019).
ResearchGate:

Lattes

Claudia Pastorello

Doutoranda do programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde pesquisa epidemiologia nutricional, dupla carga de má nutrição e suas relações com as desigualdades sociais com foco na obesidade. É especialista em Análise e Mineração de Dados, e Inteligência Artificial pela Fundação Instituto de Administração (2020). Foi colaboradora do Laboratório de Avaliação do Estado Nutricional de Populações (LANPOP) como estagiária técnica e pesquisadora onde participou de projetos em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde e FioCruz (2017-2021). Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo(2019). Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Campinas (2011). Foi co-fundadora de duas empresas de automação de processos digitais, e trabalhou no mercado de tecnologia da informação como gerente de produção, arquiteta de produtos digitais e analista de qualidade(2006-2016).

Gabriela Lopes da Cruz

Doutoranda no Programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), com orientação da Dra. Maria Laura da Costa Louzada. Trabalha na linha de epidemiologia nutricional com enfoque em consumo alimentar, variáveis socioeconômicas e demográficas.  Também colabora em projeto da Faculdade de Medicina (FMUSP) em parceria com a Universidade de Manchester que avalia o impacto ambiental da dieta brasileira. É graduada em Nutrição e também em Comunicação Social com Habilitação em Cinema.

Lattes

Thays Nascimento

Doutoranda no Programa de Nutrição em Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), Mestre em Ciências FSP/USP (2021) e Bacharela em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2017). Atua na linha de pesquisa em epidemiologia nutricional, com enfoque em consumo alimentar. Colaboradora no Projeto de Extensão Ciência, Cultura e Comida – FSP / USP.

Vanessa Del Castillo Silva Couto

Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2016), é especialista em Saúde da Família (2018) e Gestão da Atenção Básica (2019) pelos Programas de Residência Multiprofissional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, é pós-graduanda do Programa de Nutrição em Saúde Pública (Doutorado Direto) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2021).

Fernanda Helena Marrocos Leite

Possui graduação em Nutrição (2009) e mestrado em Ciências da Saúde (2012) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É doutoranda do Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) sob orientação do Prof. Carlos Monteiro. Sua tese de doutorado tem como objetivo investigar os impactos da dieta brasileira sobre a biodiversidade dos sistemas alimentares. Atuou no desenvolvimento de ações de assessoria aos municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com enfoque na melhoria da execução e do monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desenvolveu, ainda, atividades de formação dos profissionais envolvidos nesta área pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Unifesp, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (2012-2014). Atuou como pesquisadora em políticas alimentares no Painel Global sobre Agricultura e Sistemas Alimentares para Nutrição (Global Panel on Agriculture and Food Systems for Nutrition), sediado no Centro de Desenvolvimento Internacional de Londres (London International Development Centre) da London School of Hygiene and Tropical Medicine, Londres, Reino Unido (2015-2018). Atualmente, desenvolve trabalhos de consultoria nas áreas de segurança alimentar e nutricional e sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

ResearchGate: http://www.researchgate.net/profile/Fernanda_Marrocos_Leite

Lattes

Alícia Tavares da Silva Gomes

Pós-graduanda do Programa de Nutrição em Saúde Pública (Doutorado Direto) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2018), instituição na qual se formou bacharel em Nutrição (2017). Atua na área de pesquisa desde a graduação (iniciação científica), além de acumular experiências internacionais (intercâmbio e apresentação de trabalhos). Atualmente, seu tema principal de investigação é a relação entre o ambiente alimentar de varejo e conhecimento, percepções e comportamentos de consumidores relacionados ao consumo de sódio. 

Lattes

Giovanna Calixto Andrade

Doutoranda no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), sob orientação da Dra Renata Bertazzi Levy. Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo(2013) e mestrado em no Departamento de Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(2017). Tem experiência no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva, atuando principalmente no campo de epidemiologia nutricional.

Lattes

Kamila Tiemann Gabe

Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) sob orientação de Dra. Patricia Constante Jaime. Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP, com bolsa da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2013), onde foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Tem experiência na área de políticas públicas de alimentação e nutrição, epidemiologia nutricional e psicometria.

Lattes

Maria Alvim Leite

Doutoranda em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP) desde março de 2017 e integrante da equipe de comunicação do estudo NutriNet Brasil. Projeto: Efeitos contextuais no consumo alimentar e no estado nutricional de adolescentes: um estudo em escolas do município de São Paulo, orientado pela Dra. Renata Levy. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em fevereiro de 2017. Trabalhou como assistente editorial no World Public Health Nutrition Association (WPHNA) Journal de 2014 a 2016. Graduada em Nutrição pela UFJF em agosto de 2014. Realizou parte da graduação na Universidade do Porto (Portugal) em 2013.

Lattes

Maria Fernanda Gombi Vaca

Pesquisadora em Saúde Pública, Doutoranda no Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Saúde e Nutrição, com ênfase na promoção de um sistema de alimentação saudável e sustentável. Experiência na manipulação de bancos de dados em estudos epidemiológicos e em análises estatísticas, como modelagem multinível. Possui comunicação escrita e oral avançadas em Português e em Inglês. Participou e apresentou trabalhos científicos em conferências na área de Ciências da Saúde no Brasil e nos Estados Unidos. Possui experiência em organização de trabalhos voluntários e no planejamento e execução de eventos para captação de recursos para ONGs que promovem hábitos alimentares socialmente e ambientalmente responsáveis. Possui Mestrado em Saúde Coletiva – Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2004), e MBA em Marketing pela Fundace-USP (2008). 

Lattes

Débora Henrique

Mestranda do Programa de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), instituição na qual se formou bacharela em nutrição (2017) e fez um aprimoramento profissional em nutrição em saúde pública (2018). Acumulou experiência internacional durante um intercâmbio com bolsa mérito acadêmico, realizado na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (Portugal), com estudos voltados para as áreas de comunicação, hábitos alimentares e nutrição em saúde pública. Possui participação em congressos e seminários, com premiação de trabalhos apresentados. Possui vivências na Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Participou como facilitadora em capacitações para profissionais de saúde da atenção primária, com foco na promoção da alimentação adequada e saudável e divulgação do Guia Alimentar para a População Brasileira. No momento atua como bolsista extensionista pelo CNPq no projeto “Apoio e análise para a implementação das ações na atenção básica da linha de cuidado para sobrepeso e obesidade nos municípios do Grande ABC paulista”. Desde graduanda destaca seu profundo interesse pela saúde coletiva no âmbito da atenção primária em saúde, percorrendo estágios extracurriculares e trabalhos voluntários nesta área.

Evelyn Oliveira da Silva

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública (2021) da Universidade de São Paulo (FSP/USP), tendo feito iniciação científica em ambientes alimentares escolares. Tem interesse na área de Nutrição em Saúde Pública nos seguintes temas: epidemiologia nutricional, avaliação do consumo alimentar e sistemas alimentares. Atualmente, é mestranda no Programa de Nutrição em Saúde Pública da FSP/USP, com orientação da Dra. Maria Laura da Costa Louzada na linha de epidemiologia nutricional, com enfoque em avaliação do consumo alimentar.

Julia De Caro Costa

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na University of Surrey (Reino Unido) pelo Programa Ciência sem Fronteiras, com bolsa CNPq. Possui especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Cândido Mendes, e especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela FMU. Atualmente é mestranda bolsista CAPES em Nutrição em Saúde Pública, e sua linha de pesquisa consiste na adaptação e desenvolvimento de tecnologias de educação permanente para implementação da Linha de Cuidado para Sobrepeso Obesidade no Sistema Único de Saúde, sob orientação da Prof.ª Dra. Patrícia Constante Jaime.

Lattes

Mayra Barata

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, epidemiologia nutricional, ambientes alimentares. Atualmente, está com o mestrado em andamento no Departamento de Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Mirena Boklis

Rafael Rioja Arantes

Mestrando em Nutrição em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública (FSP), Universidade de São Paulo (USP). Nutricionista pela Universidade de Brasília (UnB), com graduação sanduíche na Queensland University of Technology (QUT) – Austrália. Contemplado como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras/CNPq. Atuou como estagiário e pesquisador júnior, entre 2015 e 2018, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN/UnB) integrando a equipe da rede virtual em Educação Alimentar e Nutricional Ideias na Mesa. Desde 2018 é Analista em Regulação do programa de Alimentação Saudável e sustentável no Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. É membro e ativista do movimento Slow Food desde 2016 e da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável desde 2017.

Lattes

Mariana Ferreira Madruga

Mestranda no Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Graduada em Hotelaria pela Universidade São Francisco (USF) e Nutrição pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Seu trabalho se concentra na Epidemiologia Nutricional, com ênfase em distribuição e tendências do consumo de alimentos ultraprocessados. Tem experiência em projeto longitudinal e transversal, atendimento clínico, assessoria nutricional, palestras e oficinas sobre qualidade da dieta.

ResearchGate: http://www.researchgate.net/profile/Mariana_Madruga

 

Lattes

Fernanda Paranhos Quinta

Coordenadora de comunicação do Estudo NutriNet Brasil. Mestranda do Programa de Pós-graduação Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Nutricionista formada pela FSP/USP e bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Áreas de interesse: divulgação científica; tecnologias de informação e comunicação em saúde; processos de ensino-aprendizagem; guias alimentares; políticas públicas; alimentação na primeira infância.

Lattes

Murilo Bomfim

Coordenador de comunicação do Nupens/USP, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e, atualmente, estuda Nutrição na Faculdade de Saúde Pública da USP. Passou por veículos como os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo e a revista Exame.

Maria Alvim Leite

Doutoranda em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP) desde março de 2017 e integrante da equipe de comunicação do estudo NutriNet Brasil. Projeto: Efeitos contextuais no consumo alimentar e no estado nutricional de adolescentes: um estudo em escolas do município de São Paulo, orientado pela Dra. Renata Levy. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em fevereiro de 2017. Trabalhou como assistente editorial no World Public Health Nutrition Association (WPHNA) Journal de 2014 a 2016. Graduada em Nutrição pela UFJF em agosto de 2014. Realizou parte da graduação na Universidade do Porto (Portugal) em 2013.

Lattes

Fernanda Paranhos Quinta

Coordenadora de comunicação do Estudo NutriNet Brasil. Mestranda do Programa de Pós-graduação Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Nutricionista formada pela FSP/USP e bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero. Áreas de interesse: divulgação científica; tecnologias de informação e comunicação em saúde; processos de ensino-aprendizagem; guias alimentares; políticas públicas; alimentação na primeira infância.

Lattes